Trabalho de professor da FEARP é premiado pela Anpec

Prêmio Haralambos Simeonidis é o mais prestigiado da área e concedido a economistas brasileiros com relevante produção acadêmica.

Da Agência USP de Notícias

Com o artigo “The Market Impact and the Cost of Environmental Policy: Evidence from the Swedish Green Car Rebate”, os professores Cláudio Ribeiro Lucinda, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP, e Cristian Huse, da Stockholm School of Economics, em Estocolmo, Suécia, receberam o prêmio Haralambos Simeonidis de 2013, conferido pela Associação Nacional de Centros de Pós-graduação em Economia (Anpec). Criado em 1982, o prêmio é o mais prestigiado da área e concedido a economistas brasileiros com relevante produção acadêmica.

O artigo dos professores Lucinda e Huse foi aceito, em março deste ano, para publicação no Economic Journal, um dos periódicos internacionais mais respeitados. O estudo analisa a política sueca para carros com baixa emissão de CO2 ou que utilizem combustíveis renováveis.

A pesquisa concluiu que a possibilidade do consumidor optar ou não pela gasolina em carros multicombustíveis reduz os esforços para promoção do uso desse tipo de automóvel. Outro ponto controverso está no fato de o custo das políticas públicas para incentivar o uso de automóveis movidos a etanol ser mais alto do que os investimentos necessários para a compra de créditos de carbono.