Curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH oferece duplo diploma com universidade espanhola

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e a Universidade de Vigo da Espeanha firmaram um convênio de duplo diploma entre o curso de Gestão de Políticas Públicas e o curso de Dirección y Xestión Pública.

Natália Dourado/ Assessoria de Comunicação da EACH

Após várias reuniões e negociações no Brasil e na Espanha, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e a Universidade de Vigo firmaram um convênio de duplo diploma entre o curso de Gestão de Políticas Públicas e o curso de Dirección y Xestión Pública, da instituição espanhola. Os estudantes desses dois cursos podem fazer uma parte da graduação na instituição parceira e receber o diploma de ambas as universidades.

Podem participar do convênio os alunos que tiverem finalizado os quatro primeiros semestres de seus cursos e que pretendem estudar na instituição parceira por, no mínimo, um ano. Além disso, o estudante que participa do programa de duplo diploma deve fazer seu trabalho de conclusão de curso em perspectiva comparada entre Brasil e Europa. Inicialmente cada universidade receberá até 20 alunos para o programa de duplo diploma.

A assinatura do convênio é resultado de vários trabalhos desenvolvidos entre professores da EACH e de Vigo desde 2010. No entanto, o processo de internacionalização do curso de Gestão de Políticas Públicas se intensificou no início deste ano, quando o professor Alessandro Soares da Silva, representando o curso e a EACH, viajou para a Espanha e se reuniu com a vice-reitoria de relações internacionais e com a secretaria geral da universidade.

Para o professor, esse convênio “faz com que o aluno ganhe experiência internacional e uma visão mais global das políticas públicas. Os alunos se formarão com outro olhar sobre sua área de atuação”. Outro benefício destacado por Alessandro é a possibilidade do estudante conseguir se inserir no mercado de trabalho de ambos os países sem precisar pedir reconhecimento de títulos, já que terá o diploma das duas instituições.

“A Universidade de Vigo também vê a parceria com a USP como uma ótima oportunidade para nossos estudantes. É ótimo ter um título da melhor universidade da América Latina”, afirma o professor da universidade espanhola, Carlos Sixirei Paredes, que desenvolve atividades em conjunto com os professores da EACH.

Este convênio é o primeiro duplo diploma da EACH e também o primeiro da Universidade de Vigo com uma instituição de ensino latino-americana.

Mais informações: (11) 3091-8913, email crinteach@usp.br