Prêmio APCA 2013 destaca obras e artistas uspianos

Profissionais e pesquisadores ligados à USP estão entre os vencedores do Prêmio APCA em diversas categorias.

Pesquisadores, profissionais e ex-alunos da USP estão entre os ganhadores da 57ª edição do Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). A lista é resultado da avaliação de 52 críticos, que selecionaram os destaques do ano nas categorias arquitetura, artes visuais, cinema, dança, literatura, música popular, música erudita, rádio, teatro, teatro infantil e televisão. A cerimônia de entrega dos prêmios acontece em março de 2014, em São Paulo.

Confira as personalidades e obras premiadas que têm relação com a Universidade:

Arquitetura

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Homenagem pelo conjunto da obra: Carlos A. C. Lemos, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.
Melhor obra: Biblioteca Brasiliana Mindlin da USP – Autores: Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb.
Obra referencial: Centro Paula Souza – Autores: Pedro Taddei e Francisco Spadoni, professores da FAU.
Registro de arquitetura: Nelson Kon, formado pela FAU.
Urbanidade: Conjunto Residencial Jardim Edite – Autores: MMBB Arquitetos (Marta Moreira e Fernando de Mello Franco, graduados pela FAU, e Milton Braga, professor da FAU) e H+F Arquitetos (Eduardo Ferroni, graduado pela FAU e Pablo Hereñú, mestre pela FAU)
(Votaram: Abílio Guerra, Fernando Serapião, Guilherme Wisnik, Maria Isabel Villac, Mônica Junqueira
Camargo, Nadia Somekh e Renato Luiz Anelli)

Artes visuais

Grande Prêmio da Crítica: Maria Martins – Metamorfoses – MAM, com curadoria de Veronica Stigger, doutora pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.
Exposição: Waldemar Cordeiro – Itaú Cultural, com curadoria de Arlindo Machado, professor da ECA, e de Fernando Cocchiarale.
Fotografia: Sebastião Salgado – Sesc Belenzinho. O fotógrafo é mestre pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.
Retrospectiva: Antonio Henrique Amaral – Pinacoteca do Estado. Graduado pela Faculdade de Direito da USP
Homenagem: Walter Zanini, diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP entre os anos de 1963 e 1978 .
(Votaram: Antonio Santoro Jr., Antonio Zago, Dalva Abrantes, João Spinelli, José Henrique Fabre Rolim,
Luiz Ernesto Machado Kawall, Marcos Rizolli e Paulo Klein)

Literatura

Foto: Divulgação

Romance: “Lívia e o Cemitério Africano”, de Alberto Martins (Editora 34), formado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).
Biografia/Memória: “Norberto Bobbio: Trajetória e Obra” (Editora Perspectiva), de Celso Lafer, professor da Faculdade de Direito da USP.
(Votaram: Amilton Pinheiro, Gabriel Kwak, Gustavo Ranieri, Luiz Costa Pereira Junior e Ubiratan Brasil)

Música popular

Compositor: Arnaldo Antunes, ex-aluno da FFLCH.
(Votaram: Inês Fernandes Correia, José Norberto Flesch e Marcelo Costa)

Música erudita

Grande Prêmio da Crítica: Aylton Escobar – compositor, pesquisador colaborador da ECA.
Menção honrosa: Coral Paulistano, sob a regência de Tiago Pinheiro, que também é regente do CoralUSP.
(Votaram: Eduardo Escalante, Léa Vinocour Freitag e Luís Roberto A. Trench)

Rádio
Musical: Ricardo Corte Real – Programa Jazz Caravan – USP FM.
(Votaram: Fausto Silva Neto, Marco Antonio Ribeiro e Sílvio Di Nardo)

Teatro
Grande Prêmio da Crítica: Maria Thereza Varga, atriz formada pela Escola de Arte Dramática (EAD) da USP.
Espetáculo: Nossa Cidade (CPT – direção de Antunes Filho, formado pela EAD).
Diretor: Dagoberto Feliz (espetáculo “Folias Galileu”), pós-graduado pela ECA.
Ator: Cássio Scapin (por “Eu Não Dava Praquilo”), formado pela EAD.
(Votaram: Afonso Gentil, Aguinaldo Cristofani Ribeiro da Cunha, Edgar Olímpio de Souza, Erika Riedel,
Evaristo Martins de Azevedo, Gabriela Mellão, Maria Eugênia de Menezes, Miguel Arcanjo Prado e Vinício
Angelici)

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Teatro infantil
Melhor Espetáculo Musical para Crianças: Operilda na Orquestra Amazônica (Oásis Produção, direção de Regina Galdino, formada pela EAD.
(Votaram: Dib Carneiro Neto, Gabriela Romeu e Mônica Rodrigues da Costa)

Televisão
Atriz: Elizabeth Savalla, formada pela EAD (Amor à Vida/TV Globo).
(Votaram: Alberto Pereira Jr., André Mermelstein, Cristina Padiglione, Edianez Parente, Fernanda
Teixeira, João Fernando, Keila Jimenez, Leão Lobo e Paulo Gustavo Pereira)