Método diminui uso de cobaias e favorece produção de novas drogas

Além de tornar o desenvolvimento fármacos mais rápido e barato, análises realizadas por empresa incubada no Cietec permitem reduzir o uso de animais em laboratório.
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Testes realizados por empresa incubada no Cietec tornam o desenvolvimento de fármacos mais rápido e barato

O longo caminho entre a descoberta de um princípio ativo e o desenvolvimento de um medicamento exige numerosos – e muitas vezes custosos – testes e análises. Mas a tecnologia pode ajudar a tornar esse fluxo mais rápido e barato e ainda reduzir o uso de animais nos laboratórios. Essa é a proposta do Centro de Espectrometria de Massas Aplicada (CEMSA), uma das empresas incubadas pelo Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), localizado na USP.

Desde 2008, o CEMSA vem atendendo, principalmente, a indústria farmacêutica por meio de serviços laboratoriais até então inexistentes no Brasil. Trata-se de um conjunto de ensaios cujos resultados servem de base para a avaliação do potencial farmacológico de uma molécula, indicando se vale a pena levar o projeto adiante e as adequações necessárias para que possa, efetivamente, resultar em um medicamento.

“A ideia é que se houver falhas, elas aconteçam mais cedo e não em uma fase lá na frente”, conta o químico Daniel Lebre, sócio-fundador da empresa. Os testes permitem conhecer melhor as características de uma molécula – ela pode servir a um determinado objetivo, por exemplo, mas apresentar alta toxicidade. Nesse caso, os testes in vitro são capazes de identificar a propriedade indesejada, dispensando a aplicação de testes em animais nesta etapa.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Análises feitas pelo CEMSA permitem ainda reduzir o uso de animais em laboratório

Potencial farmacológico

Segundo Alexandre Scuotto, sócio responsável pela gestão financeira da empresa, há pesquisas que indicam que cerca de 40% das drogas em desenvolvimento falham por apresentar baixa propriedade biofarmacêutica, ou seja, características físico-químicas pouco interessantes para a indústria. Essa também é uma das principais razões para o atraso no processo de desenvolvimento.

As análises feitas pelo CEMSA, assim, fornecem respostas mais rápidas e eficientes sobre as substâncias estudadas a partir de ensaios de absorção, distribuição, metabolismo e eliminação, conhecidos pela sigla ADME. Estas análises dizem, entre outras informações importantes, se o fármaco que está sendo pesquisado atinge a circulação sanguínea, se após entrar na corrente ele alcança o alvo pretendido e a velocidade com que o organismo metaboliza a droga, características fundamentais para avaliar seu potencial.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens  Daniel Lebre do CEMSA
Daniel Lebre, do CEMSA

Os testes realizados no laboratório utilizam como método a espectometria de massas. “Trata-se de uma ferramenta analítica capaz de análises quantitativas e qualitativas importantes. O equipamento é o coração dos ensaios”, explica Daniel Lebre. Ao “quebrar” as moléculas, o espectômetro permite conhecer cada fragmento dela e identificar, a partir da massa calculada, quais átomos a compõem.

Segundo o químico, ao entrar no organismo, uma molécula pode se transformar de diversas formas. Com os testes, é possível prever essas modificações e verificar se elas são tóxicas, e entender o metabolismo da droga, viabilizando a análise sobre seu potencial. “No caso de um antidepressivo, a ideia é que ela fique bastante tempo na corrente sanguínea. A molécula não pode ser eliminada muito rápido”, exemplifica Lebre.

Pela alta sensibilidade do equipamento, o espectômetro é usado não apenas na indústria farmacêutica, mas também na produção de cosméticos, alimentos e análises anti-doping, por exemplo. O aparelho do CEMSA foi adquirido com o apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Estímulo à inovação

O Cietec é resultado de um convênio entre a USP, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) – ambos unidades associadas da Universidade – com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SDECT) e o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae).

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

As empresas incubadas desenvolvem projetos inovadores de base tecnológica com o incentivo do Cietec, que oferece infraestrutura física para a instalação dos empreendimentos, além de serviços de apoio. “A incubadora nos apoia, por exemplo, com os editais de fomento. Eles mapeiam as linhas de financiamento e compartilham o know-how que têm de cada órgão”, conta Alexandre Scuotto. Segundo o sócio, a aprovação do plano de negócios do CEMSA pelo Cietec foi o que impulsionou o projeto da empresa, que hoje já se encontra em um nível de desenvolvimento avançado. A ideia agora, conta Alexandre, é expandir a área de atuação da empresa e estruturar um laboratório para análises clínicas.

Mais informações: site http://www.cemsalab.com.br e http://www.cietec.org.br