Projeto no ICMC ensina programação básica a estudantes e forma primeira turma

Publicado em Educação por em

Denise Casatti/Assessoria de Comunicação do ICMC

Se você sempre quis aprender a programar, mas nunca soube muito bem por onde começar, então você veio ao lugar certo! É assim que alunos de Ciências de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, apresentam o programa Codifique. Trata-se de um curso de programação básica voltado quem está cursando o 9º ano do ensino fundamental ou o ensino médio e deseja conhecer um pouco mais sobre computação.

A primeira turma formada no curso, que começou com um projeto piloto durante o segundo semestre deste ano, foi composta por 13 estudantes entre 14 e 17 anos. Entre eles estava Isaac Alvarez, que tem 16 anos e já se interessava por aprender a programar antes de participar do Codifique, mas não fazia ideia de como começar. “Com o projeto Codifique, eu pude entender melhor o que é programação, além de ter um contato prático com a atividade de programar. O curso foi uma boa base para meu futuro”, explicou o estudante, que acabou de concluir o 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Álvaro Guião.

Aliás, quando vislumbra o futuro, Alvarez diz: “Pretendo estudar na USP e cursar Ciências de Computação”. Atrair estudantes para a área de computação é, de fato, um dos principais objetivos do Codifique, um curso em que se aprende, basicamente, a linguagem C, uma das linguagens de programação mais populares. “Se você não sabe ou nunca ouviu falar dessa tal linguagem C, não se preocupe. Não há nenhum pré-requisito para o curso senão a curiosidade e a vontade de aprender. Todo o conteúdo necessário será apresentado durante as aulas”, lê-se no site do projeto.

“Ensinamos uma versão mais simplificada da primeira matéria de programação que temos no Bacharelado em Ciências de Computação aqui do ICMC”, explicou Bruno Orlandi, que acabou de concluir o terceiro ano da graduação e é um dos professores do projeto Codifique. “A experiência de ensinar, para nós, é muito relevante. É uma oportunidade de levarmos o conhecimento que adquirimos aqui para quem é de fora”, completou.

Os principais tópicos abordados durante o curso foram: introdução à lógica; algoritmos e pseudocódigos; variáveis; estruturas condicionais; estruturas de repetição; vetores e matrizes; strings e funções. Ao final das aulas, os participantes do Codifique desenvolveram projetos, tais como jogos e calculadoras, aplicando na prática o que haviam aprendido. Os três melhores projetos foram premiados. O estudante Isaac Alvarez ficou em primeiro lugar e ganhou uma mochila. O projeto terá continuidade no próximo ano, quando uma nova turma deverá ser formada. Para saber mais informações, aguarde a abertura das inscrições, que deve acontecer entre abril e maio de 2014. Acompanhe as novidades no site do projeto.

PET-Computação

O Codifique é um projeto promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) do ICMC. O programa busca propiciar aos alunos, sob a orientação do professor Moacir Ponti Junior, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos que integram sua grade curricular. Atualmente, o PET-Computação conta com 12 membros, sendo 11 bolsistas e 1 voluntário.

Mais informações: site http://www.codifique.tk

.