EACH realiza ação educativa no Dia Mundial de Combate à Aids

Projeto "Saúde e Prevenção na Universidade" deu orientação sobre sexo seguro, entregou preservativos e materiais da campanha de prevenção da doença.

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP promoveu nesta quinta-feira (1º) , uma ação educativa em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Aids. Integrantes do projeto Saúde e Prevenção na Universidade deram orientação sobre sexo seguro, entregaram preservativos e materiais da campanha de prevenção da doença.

“É um evento para sensibilização, porque a preocupação com a Aids deve ser permanente”, afirma a professora Elizabete Franco Cruz, que dá aulas no curso de Obstetrícia e coordena o projeto juntamente com a professora Maristela Urasaki. “Nosso trabalho é de prevenção e também de apoio para pessoas que vivem com HIV porque, mesmo na EACH, há pessoas que têm familiares soropositivos, que acabam sendo vítimas da discriminação. Então, lutamos também contra o preconceito.”

Com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e do Programa Aprender com Cultura e Extensão, o projeto Saúde e Prevenção na Universidade existe na EACH desde 2007 e tem por objetivo tornar permanente a discussão sobre o HIV dentro da universidade, fazendo com que alunos, professores e funcionários percebam que qualquer pessoa pode estar vulnerável à infecção pelo vírus.

O projeto conta com a participação de estudantes e docentes de vários cursos da EACH que realizam trabalho de orientação sobre saúde, DST, apoio para portadores da doença, além de atividades de prevenção e formação de educadores nas escolas públicas da zona leste de São Paulo.

A professora Elizabete Franco destaca ainda que, com a ajuda do programa estadual e municipal de DST/Aids,  o projeto disponibiliza preservativos nos banheiros da EACH. “Somos a única universidade do Brasil que tem essa ação. Isso é muito importante porque para estimular a prevenção, é preciso favorecer o acesso a um mecanismo de prevenção e a camisinha é esse mecanismo. Dessa forma, a Universidade cuida de seus alunos, professores e funcionários.”

Com informações da Assessoria de Comunicação da EACH