Missa de sétimo dia do professor da FMUSP Ricardo Renzo Brentani

A missa de sétimo dia do professor Ricardo Renzo Brentani será na Igreja São José às 11 horas da segunda-feira (5).

A Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) informa que  a missa de sétimo dia do professor Ricardo Renzo Brentani será na  Igreja São José às 11 horas da segunda-feira (5).

A Paróquia São José do Jardim Europa fica na Rua Dinamarca, 32 (esquina com a Rua Áustria). Os telefones da Paróquia são (11) 3085-1506 e 3082-2677 .

Ricardo Renzo Brentani, profesor da FMUSP e diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), morreu na terça-feira (29), vítima de infarto. O corpo foi velado na quarta-feira (30), no anfiteatro do Hospital A.C. Camargo. O sepultamento ocorreu no Cemitério do Morumbi (Rua Deputado Laércio Corte, 468, São Paulo).

Carreira

Professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Brentani era presidente da Fundação Antônio Prudente, que mantém o Hospital A.C. Camargo, e coordenador do Centro Antonio Prudente para Pesquisa e Tratamento do Câncer, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fapesp. Foi diretor do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer.

Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Brentani recebeu diversos prêmios e condecorações, como a Ordem Nacional do Mérito Científico (Grã-Cruz), o Prêmio Costa Junior, da Academia Nacional de Medicina, e o Prêmio Ciência e Cultura da Fundação Conrado Wessel.

Em agosto, foi agraciado com o Prêmio Octavio Frias de Oliveira, na categoria “Personalidade de Destaque”. Promovido pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), em parceria com o Grupo Folha, o prêmio tem o objetivo de reconhecer a produção de conhecimento na prevenção e combate ao câncer.

Um dos principais nomes no mundo em pesquisa do câncer, Brentani atuava principalmente com estudos relacionados ao papel do nucléolo no processamento de mRNA, à caracterização de mRNAs de colágenos e à adesão celular e metástase.

Referência ideal

No início dos anos 1980, Brentani foi indicado como a pessoa ideal para liderar a filial paulista do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer. A instituição se tornaria logo um centro de referência nacional e internacional de estudos na área de oncologia e um grande celeiro de lideranças científicas.

Brentani também idealizou e implementou o primeiro curso de pós-graduação em um hospital privado brasileiro, o Hospital do Câncer A.C. Camargo, instituição de referência em pesquisa, ensino e assistência oncológica.

Nascido em 21 de julho de 1937, em Trieste, Itália, filho de Segismundo e Gerda, Brentani cursou o secundário no Instituto Mackenzie de 1949 a 1955. Graduou-se pela FMUSP em 1962. Doutorou-se em 1966 pelo Departamento de Química Fisiológica e Físicoquímica da FMUSP, tendo como orientador Isaias Raw.

Em outubro, Brentani participou da Fapesp Week, em Washington, quando falou sobre o tema “Molecular genomics and genetics in the management of cancer”. Era diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp desde 2004.

Com informações da Agência Fapesp