Esalq discute cooperação científica com a Universidade de Nebraska

Durante os dois dias de atividades, conduzidos pela presidente da Comissão de Atividades Internacionais (CAInt) da ESALQ, Marisa Aparecida Bismara Regitano d’Arce, representantes do IANR e da University of Nebraska participaram de discussões.

Aconteceu nos dias 1 e 2, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, um workshop envolvendo a Escola, o Institute of Agriculture and Natural Resources (IANR) e University of Nebraska, Lincoln, EUA. Baseados no tema Cenários para 2050, as instituições discutiram possibilidades de um convênio e estreita colaboração entre elas. No evento também foi assinada uma carta de intenções para consolidar o acordo.

Durante os dois dias de atividades, conduzidos pela presidente da Comissão de Atividades Internacionais (CAInt) da Esalq, Marisa Aparecida Bismara Regitano d’Arce, representantes das instituições participaram de discussões temáticas, abordagens interdisciplinares e dialogaram sobre estratégias de implementação e cronograma de cada uma delas para concretizar convênio de cooperação científica.

Cerca de 30 docentes que compõem os grupos temáticos da Esalq falaram sobre produção de alimentos, biotecnologia, bioenergia e bioprodutos, meio ambiente, inovação pecuária, numa perspectiva para o futuro. Por outro lado, aproximadamente 10 acadêmicos da IANR e da Universidade de Nebraska expuseram temas de competência das instituições .

José Vicente Caixeta Filho, diretor da Esalq, comentou que a agenda cumprida durante esses dias foi intensa e, conseqüentemente, muito abrangente. “Recebemos visitantes de Nebraska que são referências em diversas áreas no meio acadêmico. Constatamos que, tanto a Esalq,quanto as instituições norte-americanas possuem histórias, interesses e perspectivas muito semelhantes que poderão se tornar mais otimistas a partir de um trabalho integrado entre elas”.

Ronnie Green, vice-presidente da Universidade de Nebraska agradeceu a oportunidade de passar pela Esalq, para discutir temas de interesse comum. “A assinatura de uma carta de intenções é muito importante para ajustarmos termos de um convênio entre as instituições”.

A presidente da CAInt, Marisa d’Arce, comentou que a delegação de Nebraska esteve aqui com esse grupo de pesquisadores para definir áreas prioritárias de pesquisa. “Dessa reunião, dos grupos específicos, resultaram algumas ações que farão parte de um relatório de estratégia de ação institucional que já deve começar no ano que vem, com visitas de professores da Esalq na Universidade de Nebraska e com a troca de alunos envolvidos nas áreas de pesquisas. Eles voltam para casa já nos considerando parceiros”.

Da Assessoria de Comunicação (Acom) da Esalq

Mais informações: (19) 3447-8613/ 3429-4485, site www.esalq.usp.br/acom