Alunos do ICMC criam site e aplicativo com resumos para vestibulandos

Projeto3.com reúne resumos com o objetivo de facilitar a vida de quem deseja se tornar calouro em um futuro próximo.

Denise Casatti / Assessoria de Comunicação ICMC

A Biblioteca Achille Bassi, sediada no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, foi o palco para o encontro dos três estudantes que criaram um projeto educativo voltado especialmente aos vestibulandos. O Projeto3.com disponibiliza por meio de um aplicativo e de um site resumos dos principais tópicos abordados nos vestibulares mais concorridos do país.

Uma das criadoras do projeto, Priscilla Parodi, está cursando o segundo ano de Sistemas de Informação no ICMC e também trabalha como gerente de projetos na IBM. “É um sonho. Eu sempre quis empreender, sempre desenvolvi aplicativos”, revela a estudante.

Ela conta que tudo começou quando precisou consultar um livro na Biblioteca Achille Bassi, o qual estava sendo usado pelos estudantes Fabio Amorim e Liuri Loami, que cursam Ciências de Computação no ICMC. No encontro, o perfil empreendedor do trio ficou evidente e eles começaram a discutir que tipo de projeto poderiam desenvolver em grupo. “No início, não sabíamos o que faríamos exatamente. Então, percebemos que, apesar de existirem muitos sites voltados aos vestibulandos, algo nos afligia: não havia resumos disponíveis”, explica Parodi.

Segundo ela, o objetivo do site e do aplicativo não é fornecer toda a base teórica necessária para um estudante ser aprovado no vestibular, mas sim funcionar como um material de apoio, capaz de condensar os conceitos fundamentais que precisam ser aprendidos. “É algo importante para quem deseja rever todos os conteúdos rapidamente antes de uma prova, por exemplo, ou para quem deseja aprofundar-se nas matérias em que mais têm dificuldade. Também vale para quem, periodicamente, quer checar a compreensão dos principais tópicos”, completa.

Há 3 meses no ar, o site conta com 22 mil visualizações. Já o aplicativo foi disponibilizado na Google Play há cerca de uma semana. Leve e fácil de usar, a ferramenta está avaliada com a nota máxima no portal (5,0).

Na opinião de Parodi, a criação da ferramenta também contribui de forma significativa para o bom andamento da carreira acadêmica do trio. Ao elaborar os resumos, eles precisam estudar com afinco os conteúdos, o que também ajuda a compreender mais facilmente o que aprendem na Universidade. “Quando aperfeiçoamos nossas habilidades em algoritmos e trigonometria, facilitamos nossos estudos na área de exatas”, finaliza a estudante.

O trio adianta que, em breve, serão oferecidas versões em inglês e espanhol dos resumos, além de outras funcionalidades, como videoaulas. O grupo também está criando uma start-up.