Projeto da USP em Ribeirão Preto estimula jovens a escolher carreiras nas exatas

O projeto Experimentos de Física e Práticas de Informática é voltado para estudantes do ensino médio da região.

Da Agência USP de Notícias

Alunos e professores do curso de Física Médica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), e de Informática Biomédica, curso interunidades da FFCLRP e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), ambas da USP, uniram-se para a implantação de um curso de difusão destinado a alunos do ensino médio de Ribeirão Preto.

O projeto Experimentos de Física e Práticas de Informática, voltado para estudantes do ensino médio da região, quer estimular os jovens a escolher carreiras dentro das ciências exatas. Como a defasagem na procura pelos cursos é maior entre as meninas, 60% das vagas serão reservadas para o sexo feminino. Num primeiro momento, as atividades serão desenvolvidas com os alunos da Escola Estadual Professora Djanira Velho, no bairro Vila Amélia, em Ribeirão Preto, mas podem se inscrever interessados de outras escolas da cidade.

O curso terá duração média de oito meses. O primeiro período de aulas vai de março a junho. O segundo vai de agosto a novembro.  As aulas serão no Departamento de Física da FFCLRP, Blocos B1 e B2, todas as terças e quintas-feiras, das 16 horas às 17h30, na Av. Bandeirantes, 3900, campus de Ribeirão Preto.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 8 de abril pela internet.

Aulas práticas em laboratórios interdisciplinares e especializados e a manipulação de kits experimentais são os caminhos encontrados para ingressar os alunos no mundo da física e da informática. Ao todo são 15 experimentos de física intercalados com 15 atividades de programação de informática. Os alunos têm a oportunidade de fazer os experimentos propostos, anotar e discutir os resultados alcançados, com o apoio dos monitores.

O projeto conta com o apoio do Serviço de Orientação Profissional da FFCLRP e do grupo de pesquisa da professora Lucy Leal Melo Silva, também da FFCLRP, que auxilia na orientação profissional das turmas participantes.

Mais informações: (16) 3602-0366