Centro de Estudos da Metrópole participa de elaboração do Plano Diretor de SP

CEM participou da revisão do Plano Diretor com a sistematização do processo participativo, adequação de cartografias e análise de dados.

Por meio da Comissão de Política Urbana, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP contribuiu com a proposta de um novo Plano Diretor da Cidade de São Paulo.

A equipe do CEM participou dos trabalhos sob a coordenação do professor do Departamento de Ciência Política da FFLCH, Eduardo Cesar Leão Marques, e de Luciana Hoyer, que participa do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

Os trabalhos fazem parte dos Estudos de Transferência do CEM e referiram-se ao apoio no processo participativo (sistematizando as cerca de cem mil contribuições feitas nas Audiências Públicas), realização do ajuste fino das cartografias originais (mediante o acerto de quadras, remoção de inconsistências e erros de superposição) e geração de análise de dados (com vistas ao detalhamento das propostas que estavam muito genéricas no Plano original). Essa terceira contribuição, em especial, teve maior efeito nas definições mais detalhadas dos Eixos (considerando um estudo tipológico destes feito pelos pesquisadores do CEM), no redesenho das macroáreas (subdivisão de várias áreas ao considerar um estudo de vulnerabilidade do Centro), bem como na hierarquização de parques e áreas verdes e na criação da zona rural do município.

A contribuição do CEM se dá num contexto de pesquisa acadêmica em Ciências Sociais que inclui a produção de bases de dados, ajuste e adequação de cartografias (geoprocessamento), assim como o desenvolvimento de análise de dados sócio-econômicos e espaciais.

O CEM é um centro de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O centro tem sede na USP e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

Mais informações: site http://www.fflch.usp.br/centrodametropole/

Scroll to top