FFCLRP, a “Filô”, abre comemorações oficiais pelos 50 anos

No dia 28 de abril a FFCLRP realiza a abertura das comemorações de seus 50 anos de atividades em sessão solene no Theatro Pedro II.

Rita Stella / Assessoria de Imprensa da USP em Ribeirão Preto

Foto: Divulgação / FFCLRP
Foto: Divulgação / FFCLRP
Selo comemorativo pelo jubileu de ouro

As comemorações dos 50 anos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP começaram em dezembro do ano passado, com o lançamento de um selo comemorativo pela Empresa Brasileira de Correios. Mas este foi apenas o pontapé inicial das comemorações: no início do ano a festa teve continuidade em atividades especiais de recepção aos calouros e no Encontro da Primeira Turma de Formandos, realizado no último dia 31. Até o final do ano, a comunidade terá ainda uma intensa programação para comemorar o jubileu de ouro da Faculdade.

No próximo dia 28 de abril, acontece a abertura oficial das comemorações do aniversário em sessão solene no Theatro Pedro II de Ribeirão Preto (Rua Álvares Cabral, 370). O evento contará com a presença de autoridades do meio acadêmico e científico da USP e de Ribeirão Preto.

Após a cerimônia, a USP-Filarmônica, do Departamento de Música da FFCLRP, realiza concerto sinfônico especial pelo cinquentenário da Faculdade. Serão executada obras de Haydn, Mozart, Gounod, Claudio Santoro e Guerra-Peixe, sob a regência de Rubens Russomanno Ricciardi e com os solistas Yuka de Almeida Prado (soprano) e Jonathas Silva (violoncelo).

Internacional e inovadora

Foto: Divulgação / Arquivo FFCLRP
Comemoração dos 10 anos da Faculdade, em 1974

Inovação e internacionalização são as marcas a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP há 50 anos. Criada por Lei Estadual de 1959, seus três primeiros cursos de graduação – biologia, química e psicologia – foram instalados no início de 1964, marcados pela visão futurista de seu fundador e primeiro diretor, o professor belga Lucien Lison.

Nasceu internacional, pelas mãos de um grupo de professores belgas que fizeram parte do corpo docente inicial, liderados por Lison, comenta o atual vice-diretor da Unidade, professor Pietro Ciancaglini. E a linha mestra que conduzia essa estrutura acadêmica, lembra a professora Zélia Biasoli Alves – aluna da primeira turma de psicologia, docente do Departamento de Psicologia da FFCLRP e falecida em 2007 – trazia como essência a formação com espírito científico.

A inovação na época, 1964, se traduzia pela implantação de um ensino “Propedêutico”, que oferecia atividades comuns, durante o primeiro ano letivo, às três graduações oferecidas, com visão percussora da interdisciplinaridade na educação e na pesquisa. Interdisciplinaridade essa que continua fazendo diferença até hoje, garante o professor Ciancaglini. Ele lembra que atualmente a FFCLRP conta com sete departamentos, dez cursos de graduação e sete programas de pós-graduação, todos trabalhando “a interdisciplinaridade, a integração”.

Foto: Divulgação / Arquivo FFCLRP

Nesses 50 anos de vida, segundo o vice-diretor, reafirmaram essa postura, pois aprenderam a “lidar com essa diversidade, com consenso nas decisões, respeitando as necessidades de cada curso”. E os resultados, comemora Ciancaglini, se traduzem na formação de “profissionais que se destacam no cenário nacional e internacional”.

Atualmente, são dez cursos de graduação: Ciências Biológicas, Ciências da Informação e da Documentação, Física Médica, Informática Biomédica, Matemática Aplicada a Negócios, Licenciatura em Química, Musica, Pedagogia, Psicologia e Química, oferecendo, anualmente, 500 vagas no vestibular da Fuvest.

No âmbito da pós-graduação, são sete programas: Biologia Comparada, Entomologia, Física Aplicada à Medicina e Biologia, Psicobiologia, Psicologia, Química e Educação – que abrangem uma ampla gama de linhas de pesquisa e de serviços de extensão apoiados pelas principais agências de fomento, e totalmente voltados para a formação de mestres e doutores.

Foto: Divulgação / Arquivo FFCLRP
Comemoração dos 10 anos da Faculdade, em 1974

Este corpo de profissionais têm sido responsável pela expressiva geração e divulgação de conhecimento acadêmico e cientifico por meio de artigos científicos, livros, eventos científicos, prêmios e ações de extensão universitária. Até último levantamento, realizado em fevereiro de 2013, 8.157 profissionais já haviam sido formados pela FFCLRP

As inovações não devem parar, e o professor informa que após as reestruturações departamentais vividas nos últimos anos para adaptações à expansão da FFCLRP, novidades acadêmicas, principalmente envolvendo a área ambiental, estão a caminho.

Confira mais sobre esses 50 anos de história de ensino, pesquisa e extensão, acessando o site da FFCLRP.

Mais informações: (16) 3602-3644 ou 3602-3136

Scroll to top