Professor do IFSC, Vanderlei Bagnato toma posse na Academia Americana de Ciências

Professor da USP é o segundo brasileiro a pertencer à mesma instituição que conta com nomes como Albert Einstein.

No último dia 26 de abril, durante a Reunião Magna do ano da Academia Americana de Ciências (NAS – National Academy of Science), tomaram posse os novos membros, entre os quais figura o professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, Vanderlei Salvador Bagnato, eleito no final de 2013.

A NAS foi fundada pelo presidente americano Abraham Lincoln com o objetivo de tornar a ciência um dos pilares de apoio do governo americano. Desde sua fundação, ela elege anualmente novos membros e dentre estes, um pequeno numero pode ser de estrangeiros. Bagnato é o segundo físico de instituições brasileiras eleito para a NAS, da qual também faz parte o físico teórico Luiz Davidovich, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como novo membro, Bagnato fez uma apresentação de seu trabalho na reunião e participou de diversos eventos.

Já eleito para importantes Academias do mundo como a Brasiliera, a do Vaticano e a TWAS, Bagnato enxerga nestas ocasiões a oportunidade de melhorar seu relacionamento e marcar presença da ciência brasileira nos fóruns mais importantes do mundo. Ao assinar o histórico livro da Academia Americana, onde constam assinaturas de ilustres cientistas dentre os quais a do próprio Albert Einstein.

Com informações da Assessoria de Imprensa de São Carlos