FSP desenvolve software que permite a coleta de dados em tempo virtual

Novo software permitirá o monitoramento da saúde nutricional de crianças e adolescentes.

O monitoramento da saúde nutricional de crianças e adolescentes representa um desafio para a pesquisa epidemiológica. Foi este o motivo que impulsionou a equipe da Professora Betzabeth Slater do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a desenvolver um software que permite a coleta de dados em tempo virtual.

Neste software de uso público nomeado Sistema de monitoramento da saúde – nutrição e alimentação do escolar (Nutrisim), podem ser coletadas informações dietéticas, antropométricas, de atividade física, sócio econômicas, demográficas, maturação sexual, alimentação oferecida na escola, segurança alimentar e nutricional entre outras.

O uso da tecnologia da informação permitiu a criação de formulários de auto-preenchimento dando resultados com maior eficiência e qualidade nos dados.

Este programa conta com um recordatório de 24 horas estruturado, o qual incorpora elementos interativos, imagens e fotografias, favorecendo o registro das quantidades de alimentos consumidas no dia anterior e gera um banco de dados com extensão compatível para diversos programas estatísticos. Além do uso gratuito, outra vantagem do Nutrisim é a incorporação de novos formulários de acordo com as necessidades da pesquisa e do pesquisador. O software também terá uma versão off-line para locais onde a internet não é tão disseminada.

O Nutrisim está disponível no site www.fsp.usp.br/nutrisim e os interessados em usá-lo poderão entrar em contato pelo email nutrisim@fsp.usp.br para a solicitação de login e senha.

Mais informações: (11) 3061-7705/ 7882