Fórum na Poli sobre novo estatuto da USP deu ênfase à missão da Universidade

Evento contou com a participação do diretor da Poli, José Roberto Castilho Piqueira, e de Ana Lucia Duarte Lanna, membro da CAECO.

Amanda Rabelo / Assessoria de Imprensa da Poli

Na sexta-feira, dia 9 de maio, a Escola Politécnica (Poli) da USP realizou um fórum de discussão sobre Estrutura de Poder e Governança na USP, o primeiro organizado pela unidade. A coordenação dos trabalhos foi feita pelo professor José Reinaldo Silva, e teve na mesa de discussão o diretor da Poli, professor José Roberto Castilho Piqueira e a professora Ana Lucia Duarte Lanna (FAU), membro da Comissão Assessora Especial do Conselho Universitário (CAECO), designada para sistematizar este processo.

A pauta do fórum foi definida em três tópicos, seguindo a agenda de discussão proposta pela comissão assessora do Conselho Universitário: Missão da universidade; Ensino, Pesquisa, cultura e extensão universitária; e Gestão, transparência e responsabilidade fiscal. As questões propostas pela plenária foram conceituais e o debate qualitativo, exceto pela sugestão de substituição dos órgãos assessores por organismos funcionais mais especializados como a inclusão de uma controladoria ou conselho fiscal para acompanhamento da gestão financeira.

Sobre a missão da universidade, o debate recaiu na polarização entre o papel da USP na formação de profissionais em grande número, na graduação, e a busca pela excelência, como um centro de pesquisa de classe mundial. “Com a ressalva de que a USP deveria ser uma referência e palco de discussão sobre o pensamento acadêmico e cultural com ênfase no pensamento multidisciplinar e interdisciplinar”, relatou o coordenador dos trabalhos, professor José Reinaldo Silva.

“A transparência dos processos foi um ponto unânime e o sentimento geral é que a USP não profissionaliza a gestão o suficiente para propiciar uma maior transparência, seja pela informatização e automação dos processos, ou pela racionalização destes”, complementou o coordenador, que produziu a pauta disponível através deste link.

O vídeo do debate pode ser visto na íntegra no site do IPTV USP.

Scroll to top