Professor do Cena lança livro sobre ecologia, biodiversidade e dimensões humanas

Os autores levantam intrigantes questões evolutivas, que envolvem a capacidade de adaptação, às vezes surpreendente, de certos organismos que habitam ambientes alterados.

O livro Applied Ecology and Human Dimensions in Biological Conservation (Ecologia Aplicada e Dimensões Humanas em Conservação Biológica), acaba de ser lançado pela editora Springer. A obra tem como editores os pesquisadores Luciano Martins Verdade, Carlos I. Piña, e Maria Carolina Lyra-Jorge.

“O livro objetiva contribuir para fornecer conceitos e ferramentas tecnológicas necessárias para identificar e resolver problemas relacionados à biodiversidade”, afirma Verdade, professor da Divisão de Ecossistemas Tropicais do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP.

Os autores levantam intrigantes questões evolutivas, que envolvem a capacidade de adaptação, às vezes surpreendente, de certos organismos que habitam ambientes alterados. No decorrer da obra, também se discute em que nível o homem deve intervir na natureza, a fim de evitar a perda de biodiversidade.

“Considerando que haja apenas quatro categorias de intervenção dos seres humanos na natureza – conservação biológica, controle, uso sustentável e monitoramento – e, como a grande maioria das espécies não está ameaçada de extinção, nem tem valor econômico ou é danosa, o monitoramento é de longe o mais relevante de tais alternativas. Mesmo porque, em função de nossas pressões antrópicas seu estado populacional pode mudar”, esclarece Verdade, que também é membro da coordenação do programa Biota-Fapesp.

Os autores propõem estabelecer uma rede mundial de estações de monitoramento da biodiversidade, a fim de contribuir efetivamente para os processos de tomada de decisão em matéria de conservação, uso e controle da biodiversidade.

Mais informações: site http://goo.gl/c57Ilv

Scroll to top