Esponja reciclável retira mancha de petróleo e permite reaproveitamento

Material absorve machas finas de petróleo ou qualquer óleo que o bombeamento não consegue.

Hérika Dias / Agência USP de Notícias

Uma esponja de polímero barata, de fácil utilização e reciclável pode ajudar na remoção de finas camadas de petróleo, qualquer outro óleo ou produtos químicos imiscíveis na água do mar. Ela permite ainda o reaproveitamento do material recolhido. A tecnologia foi desenvolvida no Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

O alto poder de absorção da esponja — pode sugar até 85% do petróleo cobrindo 5% da mancha — se deve às curcubiturilas presentes em sua composição. São estruturas com uma cavidade central hidrofóbica (não se mistura à água), relativamente grande, capaz de acomodar espécies variadas para formação de compostos de inclusão. “Elas conseguem capturar e armazenar em seu interior moléculas que compõem o petróleo”, explica Grégoire Jean-François Demets, professor do Departamento de Química da FFCLRP.

Em um derramamento de petróleo ou qualquer óleo, geralmente recupera-se a maior parte do produto por bombeamento. No entanto, esse mecanismo não permite a retirada total, ficando uma camada fina do produto. “Essa sobra do óleo pode comprometer as trocas gasosas na interface, prejudicando o ecossistema marinho, além de impregnar as aves e sujar as praias, por isso a importância da sucção desse material”, afirma Demets.

De acordo com o pesquisador, o funcionamento é simples, basta colocar a esponja na área onde ocorreu a contaminação. “Não há necessidade de energia, o recolhimento é feito por absorção. Para a retirada do produto, basta aplicar uma força, esmagamento, assim recuperamos 99,5% de todo petróleo retido e ainda é possível reutilizar a esponja por pelos menos dez vezes”.

Ela pode ser feita dos polímeros Poliuretano (PU), Policloreto de Vinila (PVC) ou Fluoreto de Polivinilideo (PVDF), polímeros com características mais flexíveis.

Patente

A tecnologia já teve o seu processo de patente realizado pela Agência USP de Inovação e está disponível para licenciamento ou parceria com a USP para desenvolvimento industrial. A Agência USP de Inovação é o Núcleo de Inovação Tecnológica da USP, responsável por gerir a política de inovação para promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na universidade.

Dentre as atividades realizadas, estão a proteção da propriedade intelectual, efetuando todos os procedimentos necessários para o registro de patentes, marcas, direitos autorais e software; apoio aos docentes, alunos e funcionários da USP na elaboração de convênios em parceria com empresas.

A Agência USP de Inovação também atua na transferência de tecnologias e trabalha por meio das incubadoras de empresas, parques tecnológicos e de treinamentos específicos a fim de promover o empreendedorismo, oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor.

Mais informações: email greg@usp.br