Professor Alexandre Nolasco de Carvalho é eleito novo diretor do ICMC

Da Assessoria de Comunicação do ICMC

Na última sexta-feira, 30 de maio, o professor Alexandre Nolasco de Carvalho foi eleito como novo diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O novo diretor recebeu 37 votos no pleito que contou com a participação dos membros da Congregação e dos Conselhos dos quatro departamentos do Instituto, elegendo-se no primeiro turno.

Nolasco de Carvalho substituirá o atual diretor do ICMC, José Carlos Maldonado, a partir de 4 de julho e permanecerá no cargo por quatro anos. “Agradeço, imensamente, o voto de confiança expresso na eleição. Espero alcançar o nível das expectativas e que, juntos, possamos catalisar as energias para construir um ICMC ainda mais pujante”, afirmou Nolasco de Carvalho. “Que a riqueza da diversidade nos traga a convergência necessária para um crescimento sólido e definitivo”, completou.

Desde 1986 atuando como professor no Instituto, o novo diretor nasceu em Divino de São Lourenço, no Espírito Santo. Chegou a São Carlos em 1980 para cursar Engenharia Elétrica na Escola de Engenharia de São Carlos, onde se formou em 1984. O gosto pela matemática e o medo de deixar São Carlos para viver na capital paulista levaram o jovem engenheiro a fazer mestrado em Matemática no Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos – hoje ICMC.

Doutor em Matemática pelo Georgia Institute of Technology em 1992, Nolasco de Carvalho fez pós-doutorado na University of Nebraska System, nos Estados Unidos, e na Universidad Complutense de Madrid, na Espanha. É Professor Titular da USP desde 2001. Suas pesquisas concentram-se nas áreas de Equações Diferenciais Parciais e Análise Funcional Não-Linear. Desde o ano passado, o professor é membro da Academia Brasileira de Ciências.