Professor da ECA lança edição revisada e ampliada de ‘Dicionário da Comunicação’

O principal objetivo do dicionário é trabalhar a estruturação, a organização e a definição de um código próprio que consolide os conceitos da comunicação.

Do Jornal da USP

No dia 5 de junho, às 16 horas, o Dicionário da Comunicação (Editora Paulus), organizado pelo professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Ciro Marcondes Filho, será lançado em uma edição revisada e ampliada. O principal objetivo do dicionário é trabalhar a estruturação, a organização e a definição de um código próprio que consolide os conceitos da comunicação, e que corrija o que é indevido, instituindo, desse modo, um padrão terminológico nacional comum. O texto abrange todo o espectro da comunicação, desde a forma interpessoal, grupal, passando pela presencial de ensino, até a “comunicação social”, que diz respeito a formas irradiadas como televisão, rádio e publicidade, além de processos eletrônicos.

A obra, que traz grandes nomes da pesquisa e do ensino da área, é composta de verbetes de conceitos da comunicação, que apresentam, além das etimologias e das aplicações em outras áreas, referência de temas próximos, opostos e correlacionados. Segundo Marcondes Filho, “a nova versão veio do fato de muitos conceitos não terem sido contemplados na versão anterior (de 2009). A comunicação é um campo muito ágil, dinâmico, que se expande o tempo todo, e é preciso revisões constantes. O dicionário tem cerca de 500 páginas, mais de 80 colaboradores do Brasil inteiro e, nesta versão, apresenta também os principais teóricos e pesquisadores brasileiros da comunicação”. O professor é o criador do Princípio da Razão Durante, a base da Nova Teoria da Comunicação, que propõe um saber específico e original para a área de Comunicação, assim como um procedimento de pesquisa próprio, o metáporo.

Dicionário da Comunicação (Editora Paulus, 496 págs., R$ 46,50), organizado por Ciro Marcondes Filho, será lançado nesta quinta, dia 5 de junho, às 16 horas, na PIA Sociedade de São Paulo (r. Francisco Cruz, 229).