Canal Universitário de Piracicaba lança nova grade com programas da TV USP

Aconteceu hoje o lançamento da nova grade e da identidade visual do Canal Universitário de Piracicaba, que apresenta programas da TV USP de Piracicaba, Bauru e São Paulo e da TV UNIMEP.

Nesta terça-feira, 24 de junho, aconteceu o lançamento da nova grade e da identidade visual do Canal Universitário de Piracicaba, que apresenta programas da TV USP Piracicaba e da TV UNIMEP, além de produções parceiras.

O Canal Universitário Piracicaba é acessado pelo Canal 13 da NET. Confira abaixo a nova programação.

TV USP Piracicaba

TV USP Informa (quinzenal, 30 minutos): revista eletrônica quinzenal que apresenta o dia-a-dia da USP em Piracicaba e entidades parceiras. ciência, cultura, educação e cidadania em um só lugar e com uma linguagem clara e acessível.

Especiais TV USP (mensal, 60 minutos): apresenta espetáculos culturais, documentários e a cobertura de eventos que enriquecem a cidade de Piracicaba e região.

Música na Esalq (mensal, 60 minutos): programa de cultura musical que traz os concertos mensais, conforme programação do projeto homônimo promovido pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da Esalq no Salão Nobre da Esalq, intercalando com os depoimentos dos artistas convidados que falam sobre a carreira, a montagem de repertório e a rotina de ensaios.

Lugares do Campus (interprograma mensal, aproximadamente 4 minutos): exibido no intervalo da programação da TV USP Piracicaba, apresenta de forma rápida o funcionamento de diversos espaços do Campus Luiz de Queiroz.

Painel Econômico (interprograma mensal, aproximadamente 2 minutos): o índice mensal de variação no preço da cesta básica para a cidade de Piracicaba é abordado de forma fácil e clara por membros da Esalq Jr Economia e Administração.

Sabores Regionais (mensal, 30 minutos): desenvolvido com o apoio do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN) da Esalq, a cada programa, apresenta-se a história de um alimento e suas propriedades nutritivas, da produção e colheita no campo até a mesa do consumidor.

Programas produzidos pela TV USP Bauru e São Paulo

Catálogo Acadêmico (mensal, 30 minutos): entrevistas e curiosidades sobre a produção científica do campus da USP em Bauru são apresentadas de forma simples e informal, com produção da TV USP Bauru.

Caminhos (mensal, 30 minutos): programa sobre turismo autônomo no Brasil, produzido pela TV USP São Paulo com apoio do curso de Turismo do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da USP, que visa oferecer oportunidades de descobrir maneiras de fazer turismo barato no país.

PGM (quinzenal, 30 minutos): revista eletrônica produzida pela TV USP São Paulo que busca democratizar o conhecimento acadêmico e cultural da USP e aprofundar temas ignorados ou superficialmente abordados pela mídia comercial.

Traquitana (mensal, 60 minutos): produção da TV USP São Paulo, que exibe curtas metragens sempre com o comentário de um convidado.

Programas de parcerias externas, TV UNIMEP e Parceiros

Tela ABTU (Associação Brasileira da TV Universitária): espaço reservado para a exibição de conteúdo produzido por outras TVs Universitárias parcerias da TV USP Piracicaba, por meio da Rede de intercâmbio de TVs Universitárias (RITU).

Acontece UNIMEP (interprograma, 4 minutos): boletim informativo com as últimas notícias das instituições que compõem o Instituto Educacional Piracicabano – UNIMEP, Colégio Piracicabano, Escola de Música de Piracicaba e Centro Cultural Martha Watts.

Ambiente por Inteiro (quinzenal, 15 minutos): contribui para a divulgação de iniciativas sustentáveis em nossa cidade e região, com dicas de como é possível transformar a sociedade em benefício do meio ambiente.

Arena UNIMEP (quinzenal, 30 minutos): apresenta o melhor da música produzida por artistas da nossa região, gravado em apresentações ao vivo no Teatro de Arena da Galeria UNIMEP. Caroll Beraldo conversa com os artistas convidados e divulga o melhor de seu repertório.

Bate Papo (quinzenal, 15 minutos): a cada programa, a trajetória de profissionais de destaque relacionados a um determinado tema, em um bate papo descontraído e informal.

Bom Apetite (quinzenal, 15 minutos): o programa traz, quinzenalmente, o melhor da cozinha mundial, em pratos especiais, produzidos pelos alunos do curso de Gastronomia da UNIMEP.

Cine Retrô (quinzenal, 100 minutos): espaço destinado à exibição de obras clássicas da sétima arte.

Linha de Fundo (semanal, 30 minutos): programa esportivo da TV UNIMEP, com os comentários dos corneteiros e apaixonados por futebol Rafael Volpato e Romeu Rasera Jr. A apresentação fica por conta da jornalista Danielle Moura.

Olhares (quinzenal, 15 minutos): a visão de Piracicaba por meio das lentes e histórias dos fotógrafos piracicabanos.

Pensando Educação (semanal, 30 minutos): a educação e seus processos são o centro do programa, que conta com a participação de professores, estudantes, pais e pesquisadores convidados.

Pós em Pauta (5 episódios semanais, 4 minutos): interprograma que aborda discussão de assuntos gerais relacionados às temáticas de cursos de pós-graduação lato-sensu da UNIMEP.

UNIMEP na Comunidade (mensal, 30 minutos): a proposta do programa é mostrar as atividades de extensão da Universidade Metodista de Piracicaba.

Desconstruindo (mensal, 30 minutos): o programa traz à tona discussões e questões pertinentes em relação à saúde mental, psicologia e psicanálise. O objetivo é construir e desconstruir ideias sobre o ser humano, enigmático e tão pouco compreendido, na maioria das vezes.

STJ Cidadão (semanal, 30 minutos): as decisões que movimentam o Superior Tribunal de Justiça mexem também com a vida de milhares de brasileiros. O STJ Cidadão apresenta diversos temas, explicando o contexto, as decisões dos ministros do Tribunal e os reflexos no dia a dia da população. Um programa para quem quer ficar por dentro do que acontece no Judiciário e conhecer o teor de cada entendimento do Superior Tribunal de Justiça.

TV PCJ (quinzenal, 15 minutos): a TV PCJ é uma iniciativa dos Comitês PCJ e Agência das Bacias PCJ. Com uma proposta de mostrar o território das Bacias PCJ e seus 77 municípios, o programa é veiculado sempre quinzenalmente no site da Agência das Bacias PCJ. Com a produção da StandByMedia, o programa é mais um canal de comunicação entre os Comitês PCJ e a sociedade.

FACOM (mensal, 30 minutos): espaço destinado às produções dos alunos da Faculdade de Comunicação UNIMEP, que engloba os cursos de Cinema e Audiovisual, Design Gráfico, Fotografia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Rádio TV e Internet.

Interesse Público (semanal, 30 minutos): apresenta a defesa dos assuntos de importância comum de toda a sociedade brasileira. Além de prestar contas sobre as atribuições do Ministério Público Federal (MPF), definidas pela Constituição Federal, o programa também contribui para formação de uma consciência crítica do cidadão. Os assuntos são escolhidos de acordo com o interesse para o público e a atualidade, com atividades e fontes de todas as unidades do MPF no país, respeitando o princípio da presunção de inocência e valorizando a pluralidade de opiniões.

DicaD (quinzenal, 15 minutos): originalmente formatado como vlog, o DicaD é um programa de bate papo entre dois profissionais da área de Audiovisual, do Laboratório de Comunicação da UNIMEP. De forma descontraída, o DicaD aborda informações, dicas, curiosidades, mitos e o cotidiano de quem trabalha ou é entusiasta de fotografia, vídeo e áudio.

Fashionland (semanal, 10 minutos): espaço para ficar por dentro das principais novidades sobre moda, estilo e beleza. As tendências mais desejadas da estação são apresentadas em programas semanais recheados de dicas de estilo, bate-papo, moda, customizações e beleza.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Esalq

Mais informações: (19) 3429.4101, email tvpiracicaba@usp.br

Scroll to top