Professor da Escola Politécnica recebe Medalha Mérito Tamandaré

Professor José Roberto Castilho Piqueira, da Escola Politécnica, recebeu o prêmio nesta terça-feira (13).

O vice-diretor da Escola Politécnica (Poli) da USP, o professor José Roberto Castilho Piqueira, foi agraciado com a Medalha Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil, em cerimônia ocorrida nesta terça-feira (13), na sede do 8º Distrito Naval, em São Paulo.

A Medalha Mérito Tamandaré é uma honraria concedida àqueles que tenham prestado serviços relevantes na divulgação ou no fortalecimento da instituição. Além de Piqueira, receberam a medalha o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luiz Flávio Borges D’Urso; e o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, entre outros.

Como docente do Departamento de Telecomunicações e Controle, Piqueira participa há mais de dez anos de projetos de pesquisa em conjunto com a Marinha, entre eles a automatização dos sistemas operacionais das fragatas e corvetas da Marinha. Atualmente, ele está à frente do projeto de criação do curso de Engenharia Nuclear, que deverá ser implantado em 2014 em um novo campus, localizado em Iperó, interior de São Paulo.

Segundo o contra-almirante Luciano Pagano Jr, que é superintendente do Programa Nuclear da Marinha, há uma expectativa muito grande por parte da Marinha em relação ao curso, uma vez que no Brasil há apenas um curso do gênero. “Para desenvolver o projeto de submarino, com propulsão movida a energia nuclear, será vital a formação de mais engenheiros especializados”, enfatizou. Ele explica que, do ponto de vista estratégico, dominar essa tecnologia é fundamental para a defesa do País.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Poli

Mais informações: (11) 5081-5237 / 9185-9557

Scroll to top