Projeto da FOB em Rondônia atende 1500 pacientes em sua 29ª expedição

Foram atendidos pacientes em reabilitação e promoção de saúde nas áreas de odontologia e fonoaudiologia, com a população da zona rural e urbana da cidade de Monte Negro e região.

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Campus USP de Bauru

Foto: Divulgação / FOB

O Projeto FOB/USP em Rondônia realizou sua 29ª expedição com destino a Monte Negro, em Rondônia. A equipe viajou no dia 4 de julho num ônibus da USP e retornou no dia 20 de julho. O projeto é coordenado pelos professores Magali de Lourdes Caldana e José Roberto de Magalhães Bastos.

A equipe da expedição foi integrada por 36 pessoas: 2 docentes, 10 alunos de graduação de fonoaudiologia, 14 alunos de graduação de odontologia, 6 alunos de pós-graduação e 4 funcionários.

Foram atendidos quase 1.500 pacientes em reabilitação e promoção de saúde nas áreas de odontologia e fonoaudiologia, com a população da zona rural e urbana da cidade de Monte Negro e região.

Segundo o professor José Roberto de Magalhães Bastos, o Projeto FOB/USP em Rondônia marcou presença na região com infraestrutura bem organizada, possibilitando aos alunos de graduação e de pós-graduação passarem por treinamentos específicos em suas áreas de atuação: odontologia e fonoaudiologia.

Bastos afirma que o atendimento dos alunos de pós-graduação avançou em quantidade e qualidade, evitando que os pacientes da região tenham seus dentes perdidos ou convivam com dores e infecções por tempo indeterminado.

Sobre a importância do projeto o coordenador acrescenta que “os procedimentos cirúrgicos odontológicos, a dentística e o atendimento odontopediátrico permitiram visualizar o encantamento dos profissionais e alunos pela clínica odontológica, motivo de uma paixão pela profissão que pode ser melhor contemplada quando se está dentro de um projeto de extensão visando o profissionalismo, a prática clínica e o entendimento das políticas públicas que regem nossa população e, em particular, os brasileiros que vivem praticamente à margem do apoio em áreas de saúde.”

Tendo em vista casos específicos na comunidade local, deve ser disponibilizada à população a área de implantodontia, com a colocação de implantes intraósseos com a finalidade de substituir os dentes perdidos por meio de uma prótese.

Foto: Divulgação / FOB

A equipe fonoaudiológica coordenada pela professora Magali de Lourdes Caldana, realizou diversos atendimentos à população de Monte Negro, com a colaboração das alunas de Pós-Graduação de Saúde Coletiva.

Está em tramitação o contato com as autoridades locais, que em parceria com a FOB pretendem montar uma clínica odonto-fonoaudiológica em terreno cedido pela Prefeitura Municipal de Monte Negro e Câmara dos Vereadores.

A 29ª expedição do FOB/USP em Rondônia contou com o apoio da professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e do professor José Roberto Pereira Lauris, prefeito do Campus USP de Bauru.

Mais informações: (14) 99651-2504, com a professora Magali de Lourdes Caldana