EACH elabora guia eletrônico sobre patrimônio cultural

Guia eletrônico traz informações gerais sobre cultura, patrimônio, identidade e memória nacional.

Da Assessoria de Comunicação da EACH

Materiais didáticos com informações relevantes e práticas sobre o patrimônio histórico e artístico nacional – herança visível de nosso desenvolvimento e cultura –, embora sejam de fundamental importância para o ensino superior, podem ter um alto custo ou, até mesmo, ser difíceis de encontrar.

Com o financiamento da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e apoio da Escola de Artes, Ciências e Humanidade (EACH) da USP, o professor do curso de Lazer e Turismo, André Fontan Köhler, tendo como bolsistas os alunos Vanessa Souza Fiore, do curso de Lazer e Turismo, e Marcelo Fukuyama Sobata, de Marketing, desenvolveram o Guia Eletrônico do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: Região Metropolitana de São Paulo e municípios de Santos e São Vicente.

O guia eletrônico traz, em suas primeiras páginas, informações gerais sobre cultura, patrimônio, identidade e memória nacional, além de introduzir o tema das políticas patrimoniais brasileiras. O estudante também encontra a lista de todos os processos de tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na Região Metropolitana de São Paulo e municípios de Santos e São Vicente.

Com 268 fotografias do patrimônio tombado de 13 municípios, o guia eletrônico possui uma ficha individual para cada bem cultural, com proteção legal, endereço, descrição e comentários, atividades didáticas sugeridas e fotos; ele oferece ao aluno uma maior proximidade, sem nenhum custo, com o patrimônio cultural paulista, apresentando seu significado e importância.

Finalizado em março de 2014, o guia elaborado pela equipe da EACH já está sendo utilizado em uma disciplina da unidade: Seminários de Políticas Públicas V (tema: Cidade patrimonial e a identidade e memória nacional), que conta com a presença de alunos de Gestão de Políticas Públicas e Lazer e Turismo. De acordo com o professor André Fontan Köhler, futuramente, o guia será disponibilizado gratuitamente a qualquer estudante que se interessar pelo assunto.

O projeto Guia Eletrônico do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: Região Metropolitana de São Paulo e municípios de Santos e São Vicente foi aprovado pelo edital do Programa de Apoio à Produção de Materiais Didáticos Especiais – Pró-Ensino – 2012, da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo (PRG) da USP.