Academia Intercontinental prorroga prazo de inscrições

O prazo para envio das cartas de intenção e currículos atualizados (em inglês) dos interessados em participar da Academia Intercontinental foi prorrogado para 31 de agosto. Os pesquisadores interessados devem ter até 40 anos, doutorado completo ou pós-doutorado (concluído ou em andamento) em qualquer área do conhecimento e fluência em inglês. Depois de receber a carta de endosso de um dos 34 Institutos de Estudos Avançados que integram a rede UBIAS, os candidatos devem preencher o formulário de inscrição e anexar os documentos necessários.

O projeto é uma iniciativa internacional interdisciplinar organizada pela rede University-Based Institute for Advanced Study (Ubias), Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e Instituto de Pesquisa Aplicada (IAR, na sigla em inglês) da Universidade de Nagoya, Japão. O objetivo é promover o intercâmbio científico e cultural entre instituições e jovens pesquisadores do mundo todo.

O tema da Academia Intercontinental é o tempo. Este tema foi escolhido por ser usualmente conceitualizado de maneira distinta em cada área do saber, seja ela das humanidades ou das ciências naturais; e porque, de acordo com os responsáveis pelo projeto, “para se obter uma visão abrangente dos impactos dessas noções na ciência e na cultura em termos gerais é preciso que haja um diálogo acadêmico entre pessoas que trabalhem e mesmo vivenciem os diferentes conceitos sobre o tempo.”

A programação da Academia Intercontinental prevê a realização de dois workshops, um em março de 2015 e outro em janeiro/fevereiro de 2016, em São Paulo e Nagoya, respectivamente, além de atividades à distância entre os dois encontros.

O prazo para envio das cartas de intenção e currículos atualizados dos interessados em participar da Academia Intercontinental por meio do IEA da USP é 21 de agosto. Os pré-selecionados pelo Instituto terão até 31 de agosto para a entrega da documentação restante.

Com informações da Academia Intercontinental

Mais informações: site http://intercontinental-academia.ubias.net