Inscrição para a Fuvest começa nesta sexta-feira (22/8)

A USP oferece 249 cursos de graduação distribuídos em oito campi no estado de São Paulo, nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo.

Começa amanhã, dia 22 de agosto, o período de inscrições para o vestibular Fuvest 2015, que selecionará 11.057 candidatos para a USP e 120 para o Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, totalizando 11.177 vagas. O vestibular passado registrou mais de 172 mil inscritos, 24.4 mil dos quais eram treineiros.

A Universidade oferece 249 cursos de graduação distribuídos em oito campi no estado de São Paulo, nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo.

As provas serão realizadas em 32 municípios do estado de São Paulo.  Na região metropolitana haverá exames em Barueri (com Santana do Parnaíba), Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taboão da Serra e São Paulo.  No interior do estado a Fuvest aplicará provas em Barretos, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelo site da Fuvest. O programa de inscrição solicitará os dados necessários. A taxa de inscrição, no valor de R$ 145,00, poderá ser paga em bancos ou pela internet, até a data-limite de 9 de setembro, usando o boleto gerado até 8 setembro, último dia de inscrição.

O candidato deverá utilizar o seu próprio número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o número do seu Documento de Identidade.

Programas de inclusão social da USP

O Inclusp expressa a política de Inclusão Social da USP, que busca estimular o ingresso de estudantes egressos do ensino médio público do Brasil. Os principais objetivos são atuar positivamente na superação das barreiras que dificultam o acesso à USP de estudantes egressos da escola pública; incentivar a participação desses estudantes no vestibular organizado pelo Fuvest e apoiar com bolsas de estudo e outras ações a permanência desses estudantes nos cursos para os quais foram aprovados na USP.

Uma ação importante do Inclusp é o Sistema de Pontuação Acrescida. Por meio dele, os estudantes que cursaram ou estejam cursando integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública do Brasil poderão optar pela Pontuação Acrescida, que atribuirá porcentual de acréscimo (bônus) na nota da 1ª fase, para efeito de progressão à 2ª fase do vestibular, e na Nota Final de Classificação. Tem direito de optar pelo Sistema o candidato que cursou integralmente o ensino médio em escola pública brasileira (municipal, estadual ou federal), em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo os cursos supletivos e de madureza. No final desta matéria há uma resumo da pontuação oferecida a esses candidatos.

Inscrição de candidatos com deficiência

Os candidatos com deficiência deverão dar essa informação ao realizar a inscrição. O programa gerará uma ficha que deverá ser preenchida e encaminhada, via postal registrada, postada até 12 de setembro (sexta-feira) com a documentação relacionada para esses casos. Uma equipe de especialistas analisará os documentos e comunicará ao candidato, até 24 de novembro, as condições que lhe serão oferecidas, em cumprimento à legislação brasileira.

Número de inscrição e retificação

O candidato que completar a inscrição no prazo e pagar a taxa de inscrição até o dia 9 de setembro receberá um número de inscrição que poderá ser consultado no site da Fuvest a partir do dia 27 de setembro. Esse número permitirá ao inscrito encontrar os locais onde fará as provas de primeira e segunda fases.

O programa de inscrição permitirá, até às 23h59min de 9 de setembro, que o candidato, desde que tenha finalizado sua inscrição até às 23h59min do dia 8 de setembro, possa retificar informações fornecidas, como carreira, curso, cidade escolhida para a realização das provas, endereço residencial, telefone, endereço eletrônico. Não será possível a retificação do número do CPF do candidato.

Provas

A primeira fase será realizada no dia 30 de novembro, domingo, com início às 13 horas. A prova conterá 90 questões e versará sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio: Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês e terá algumas questões interdisciplinares. Todas as questões serão do tipo teste, com cinco opções de resposta. A duração da prova será de cinco horas.

Os estudantes convocados para a segunda fase farão mais três provas de caráter analítico-expositivo. No dia 4 de janeiro de 2015 responderão dez questões de Português e farão uma Redação; no dia 5 de janeiro, a prova constará de 16 questões sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês). As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive Português. No dia 6 de janeiro, a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas (seis ou quatro de cada), de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.

Em relação à Nova Ortografia, a Fuvest lembra que, de acordo com o Decreto 7.875, de 27/12/2012, “a implementação do Acordo obedecerá ao período de transição de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2015, durante o qual coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida”.

A primeira chamada será feita no dia 31 de janeiro de 2015. A partir desta data, o candidato poderá ter acesso ao seu desempenho no Concurso Vestibular pelo site da Fuvest  na seção “Usuários”.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação da Fuvest

Mais informações: site http://www.fuvest.br

Scroll to top