Núcleo pesquisa ferramentas de suporte à escrita científica e atrai pesquisadores estrangeiros

Representantes da Universidade de Bath vieram ao Brasil conhecer as pesquisas do NILC sobre ferramentas de suporte à escrita científica, além de buscar parcerias.

Denise Casatti / Assessoria de Comunicação do ICMC

Como aprimorar a capacidade dos alunos em redigir textos científicos em inglês? Esse é um dos desafios que motiva as pesquisas realizadas pelo Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O trabalho que vem sendo realizado no NILC em prol do desenvolvimento de ferramentas de suporte à escrita científica em inglês tem atraído a atenção de pesquisadores estrangeiros.

Uma grande equipe multidisciplinar, formada por linguistas e cientistas da computação, atua hoje no NILC. Eles fazem parte de diversas unidades da USP, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Estadual de Maringá, do Instituto Federal de São Paulo, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e da Universidade de Sheffield, na Inglaterra.

Durante este mês de agosto, duas pesquisadoras da Universidade de Bath, do English Language Centre – Magdalen Ward Goodbody e Jackie Dannatt – estiveram no Brasil participando de uma série de reuniões com as instituições que fazem parte do Núcleo, a fim de conhecer as dificuldades dos brasileiros na escrita científica em inglês e buscar parcerias para o desenvolvimento conjunto de cursos de escrita.

Além disso, a professora Ethel Schuster, do Northern Essex Community College, dos Estados Unidos, também visitou São Carlos e ministrou workshops sobre escrita científica no ICMC e na UFSCar. No caso da UFSCar, o workshop foi parte das ações que estão sendo desenvolvidas na UFSCar rumo à criação de um Instituto de Línguas, previsto para 2015, sendo organizado pela professora Eliane Augusto-Navarro, do Departamento de Letras, e pela Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFSCar, professora Débora Cristina Morato Pinto.

Schuster já esteve no país em duas ocasiões anteriores (2004/2005 e 2012/2013) desenvolvendo pesquisas em parceria com o NILC e foi a responsável pela criação de um curso online na plataforma Moodle sobre escrita científica em inglês, instrumentalizado com as ferramentas desenvolvidas no NILC e com o conteúdo dos cursos de escrita ministrados no Instituto de Física (IFSC). Ela também é uma das editoras do livro que será lançado em breve (Writing Scientific Papers in English Successfully: Your Complete Roadmap), escrito em colaboração com vários membros do NILC e demais pesquisadores que trabalham com escrita científica na USP.

“O objetivo das representantes de Bath foi trocar experiências de instrumentalização de cursos de ensino de escrita científica em inglês, com vistas à criação conjunta de um Writing Center com a USP. É muito bom constatarmos que a nossa Universidade está exportando ideias para o mundo”, explicou a pesquisadora do NILC, Sandra Aluísio, professora do ICMC.

Desde que chegaram, as representantes da Universidade de Bath cumpriram uma agenda cheia. Elas visitaram a USP em São Paulo, a Universidade de Campinas, a UFSCar e, no campus da USP em São Carlos, estiveram no IFSC e no ICMC. Na manhã do dia 14 de agosto, as pesquisadoras foram recepcionadas no ICMC pelo vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais do Instituto, professor Seiji Isotani, e pela professora Mariana Cúri. Isotani apresentou informações gerais a respeito da USP, do campus da Universidade em São Carlos e mostrou as diversas áreas de pesquisas existentes no ICMC. “É muito interessante ver a abrangência das áreas de pesquisas abarcadas pelo Instituto”, surpreendeu-se Dannatt.

Já a professora Mariana Cúri apresentou as pesquisas que têm realizado com o objetivo de construir um teste adaptativo informatizado para avaliar a proficiência em inglês acadêmico de alunos de mestrado do ICMC. Esse teste se beneficia dos dados e do exame de avaliação de inglês instrumental proposto pelo NILC em 2000, o qual é utilizado até hoje na avaliação da proficiência em inglês para o mestrado do Programa de Ciências de Computação e Matemática Computacional do ICMC.

No final do encontro, a professora Sandra Aluísio e o professor Osvaldo Novais de Oliveira Junior, do IFSC, apresentaram mais detalhes do curso online instrumentalizado com ferramentas de suporte à escrita. Oliveira Junior é presidente do Comitê Gestor do Portal da Escrita Científica do Campus da USP de São Carlos, onde pode ser encontrado um exemplo do elenco das ferramentas de suporte à escrita desenvolvidas no NILC.

Mais informações: (16) 3373. 8120, email crint@icmc.usp.br, site  www.nilc.icmc.usp.br