Liga da FEA realiza capacitação para mercado financeiro

Palestras e cursos integram atividades da Liga da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA).

Da Assessoria de Imprensa da FEA

A Liga de Mercado Financeiro da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), lançada em 2007, realiza diversas atividades, divididas em dois segmentos de projetos: os de informação e os de capacitação. No escopo dos projetos de informação, se destaca o “Mês dos Bankers”, evento tradicional da entidade, que promove uma série de palestras com profissionais do mercado. Outra atividade já incorporada à Liga é o Curso de Mercado Financeiro, que entra no segmento de capacitação.

O atual presidente, Dan Fujita, aluno de Economia, que agora prepara a sucessão de sua gestão, diz que o trabalho desenvolvido é “praticamente uma segunda graduação”. Na programação do “Mês dos Bankers”, já vieram à FEA representantes dos bancos UBS, J. P. Morgan, Credit Suisse, Goldman Sachs, BR Partners, BTG Pactual, Itaú e Pátria. A qualidade das palestras é incontestável, “existe uma assiduidade grande dos alunos e os eventos costumam ficar lotados”, relata Dan.

O curso, promovido desde a fundação da Liga e um dos carros-chefe da entidade. Há um processo seletivo e aulas com temáticas diversas são ministradas por profissionais da área financeira. O aluno de Economia e vice-presidente da Liga, Allan Ramalho, esclarece: “antes o curso era só para feanos; a partir desse ano foi aberto à Comunidade USP. Tivemos candidatos do IME, da Física e da Poli”. Este ano o curso terá início em agosto e irá capacitar cerca de 50 pessoas.

Novas áreas de atuação

Pensando no futuro da entidade, a atual gestão, que já dura dois anos, ampliou o escopo do trabalho. Dan Fujita conta que anteriormente o foco era a área de eventos e que agora foram criadas outras áreas de atuação. “Nós criamos novos projetos e resolvemos expandir promovendo grupos de estudos com vários tópicos do mercado financeiro, por exemplo”.

Hoje, os temas discutidos são divididos em quatro grupos, Macroeconomia e Finanças (MAFS), Valuation, Investimentos e English Studies Group, e está em formação um quinto, Estudos em VBA (linguagem em Excel ligada ao mercado financeiro). Outra iniciativa da gestão foi organizar visitas às instituições bancárias. “A equipe fez parcerias com os bancos com intuito de realizar `uma espécie de mentoring´. A intenção é levar os alunos aos bancos para desmitificar a ideia de que mercado financeiro é só bolsa de valores”, explica o atual presidente.

Dentre as novidades, a promoção do evento “Economia na Mesa” foi um sucesso. Mais de 400 pessoas estiveram presentes na FEA para assistir à palestra do economista Pérsio Arida, um dos criadores do Plano Real, entre outros especialistas de renome. O esforço empreendido na organização do evento e o resultado do trabalho enche a equipe de orgulho.

O lançamento da revista Market ST foi uma proposta bastante ousada e mantê-la requer muita dedicação. A ideia inicial foi de um antigo membro da entidade, Igor Fasti. Atualmente o aluno de administração Silvio Doria é o editor da revista, que é online. Com periodicidade trimestral, o veículo ganhou uma nova roupagem, está com novo design e uma seção de entrevistas. Dan explica que o projeto da revista faz parte do pilar de informação e Silvio salienta o diferencial do veículo: “Aproveitamos a revista para integrar as ligas de outras faculdades, já que ela é produzida coletivamente por alunos da FEA, da FGV, do Insper e da Unicamp”. Além dos membros das ligas, alunos das quatro faculdades podem enviar suas contribuições à revista que tem suas edições disponíveis no site: www.marketsst.com.

A Liga está passando por um processo de mudança de gestão e em breve a direção ficará a cargo de Allan Ramalho, o atual vice-presidente, em um “processo que ocorre naturalmente, como acontece no mercado financeiro”, comentam os atuais diretores. “As pessoas chegam ao cargo não por voto; as pessoas se desenvolvem, ganham mais destaque e se tornam presidentes”, complementa Dan. Como legado, a atual gestão deixará os novos projetos. “A revista e os grupos de estudos são projetos em gestação; consolidá-los é o nosso grande desafio”, conclui o futuro presidente, Allan Ramalho.

Mais informações: site www.ligafeausp.com.br; facebook https://www.facebook.com/ligademercadofeausp

Scroll to top