Docente da FFLCH lança versão em alemão de livro sobre Holocausto

Em seu livro, a professora Maria Luiza analisa, sob uma perspectiva nova e multifacetada e considerando o contexto histórico e político internacional, a ambiguidade da política brasileira diante do holocausto e dos judeus refugiados do nazifascismo.

Da Agência USP de Notícias

No dia 11 de setembro, as partir das 19 horas, na Embaixada do Brasil, em Berlim, na Alemanha, será realizado o lançamento da versão em alemão do livro Cidadão do Mundo. O Brasil diante do Holocausto e dos judeus refugiados do nazifascismo – 1933-1948, (Weltbürger – Brasilien und die jüdischen Flüchtlinge 1933-1948, Tradução de Marlen Eckl. Berlim: LIT Verlag,; Fapesp, 2014.).

O livro, de autoria da professora Maria Luiza Tucci Carneiro, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e coordenadora do Arquivo Virtual do Holocausto (ArqShoah), será lançado também em outras cidades alemãs: no dia 16 de setembro, às 19h30, em Marbach. Em 18 de setembro é a vez de Munique sediar uma apresentação sobre a obra, a partir das 19 horas.

Em seu livro, a professora Maria Luiza analisa, sob uma perspectiva nova e multifacetada e considerando o contexto histórico e político internacional, a ambiguidade da política brasileira diante do holocausto e dos judeus refugiados do nazifascismo. Fundamentada em ampla documentação histórica e testemunhos orais, a autora reconstitui a postura antissemita e xenófoba dos governos de Getúlio Vargas e de Eurico Gaspar Dutra, exemplificando, em casos individuais, seus impactos diretos sobre refugiados judeus.

A obra é uma contribuição importante para a pesquisa sobre o antissemitismo, possibilitando uma visão da política de imigração do Brasil e de outros países latino-americanos nesse período, a qual era extremamente restritiva diante os judeus e cujos detalhes são quase desconhecidos na Alemanha. O programa do lançamento foi organizado pela Sociedade Brasil-Alemanha.

O endereço da Embaixada do Brasil em Berlim é Wallstraße 57, 10179 Berlim-Mitte. A entrada é livre, mas é necessário confirmar presença pelo email dbg.berlin@topicos.de ou pelo telefone 030-224 881 44 ou fax 030-224 881 45.

Mais informações: email malutucci@gmail.com, com a professora Maria Luiza Tucci Carneiro

Scroll to top