Esalq recebe estudantes do ensino fundamental no Projeto Pesquisadores Mirins

Da Agência USP de Notícias

Para contribuir com os estudos do jovem escolar, além de despertar nele o prazer pela pesquisa, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, por meio do Programa Aprender com Cultura e Extensão, traz à instituição estudantes do ensino fundamental na faixa etária entre 13 e 14 anos, para participarem do Projeto Pesquisadores Mirins. Os conteúdos do projeto têm associação com o aprendizado escolar desses alunos e são apresentados de forma expositiva e prática, finalizando com atividades e visitas aos departamentos. As inscrições devem ser feitas entre 15 e 22 de setembro pelo telefone (19) 3429-4305 ou email museulq@usp.br.

Inicialmente, a dinâmica consiste em conhecer as peças do Museu Luiz de Queiroz para, depois, os alunos escolherem uma peça (tema) que mais desperte a curiosidade deles, pois, essa escolha já consiste num processo que faz parte dos objetivos do projeto. A partir de então, os jovens escolares percorrerão desde a história do seu inventor, época, o princípio da máquina ou tema e como está atualmente.

A cada semestre o projeto atende um grupo de 20 alunos. As atividades são realizadas sempre às terças-feiras, das 13h30 às 17h00, no Museu Luiz de Queiroz. O início para a próxima turma está previsto (marcado) para 23 de setembro e as atividades se estenderão até 2 de dezembro.

Desde 2005, cerca de 250 alunos participaram do Pesquisadores Mirins que já trabalhou temas como Microscópio: O mundo invisível; Disco de Newton; Máquina fotográfica; Cultura do café; Teodolito; Parafuso de Arquimedes; A Química na vida; entre outros.

A responsável pelo projeto é a professora Sônia Maria de Stefano Piedade, do Departamento de Ciências Exatas (LCE) da Esalq, a educadora Célia Regina Vello, do Museu Luiz de Queiroz é co-responsável, e como bolsista do Aprender com Cultura e Extensão, encontra-se a graduanda do curso de Gestão Ambiental, Laíssa Ramos dos Reis.

A realização é da Comissão (CCEx) e do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da ESALQ e do Museu “Luiz de Queiroz”.

Mais informações: (19) 3429-4305 ou email museulq@usp.br