Expedição da FOB prestará atendimentos de saúde em Rondônia

O projeto da FOB tem apoio da USP, FAB, da Prefeitura Municipal de Monte Negro e empresas nacionais. Serão deslocadas uma tonelada e meia de equipamentos, medicamentos e demais materiais, para permitir o desenvolvimento do projeto de Extensão.

Neste sábado (28), seguirão para Monte Negro (Rondônia), 42 integrantes da 24ª Expedição da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, participantes do Projeto USP em Rondônia, sob a coordenação geral da professora Magali de Lourdes Caldana, do Departamento de Fonoaudiologia da FOB. A volta está prevista para o dia 12 de fevereiro.

Em Rondônia, o anfitrião da FOB será o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, coordenado pelo professor Luiz Marcelo de Aranha Camargo. Serão quatro professores, seis funcionários, sete alunos de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado), onze alunos de graduação do último ano de Fonoaudiologia e catorze de Odontologia. A equipe terá, mais uma vez, o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que cedeu a aeronave “Amazonas”.

O projeto da FOB tem apoio da USP, FAB, da Prefeitura Municipal de Monte Negro e empresas nacionais. Serão deslocadas uma tonelada e meia de equipamentos, medicamentos e demais materiais, para permitir o desenvolvimento do projeto de Extensão, duas disciplinas optativas de Graduação e duas de Pós Graduação, início de novas pesquisas e continuidade de outras já em andamento.

Dentre os atendimentos odontológicos de rotina na região de Monte Negro estão previstas extrações dentárias, restaurações e tratamentos endodônticos, procedimentos educativos e preventivos e colocação de cerca de 40 próteses dentárias. Estão sendo transportados pela FAB equipamento odontológico doado por um aluno de graduação e 500 kits contendo escovas de dente infantis, creme dental e sabonetes, oferecidos pela empresa Colgate.

Na área de Fonoaudiologia, além dos procedimentos de rotina, deverão ser adaptados cerca de 70 aparelhos auditivos, fornecidos na parceria com a Phonak. Foram também doadas para o Projeto 9 mil pilhas auditivas pela empresa Starkey. Somente para a presente expedição, em cálculo aproximado, são mais de R$60 mil doados por empresas parceiras da USP, para a população do interior rondoniense.

Mais informações: e-mail sci@usp.br