Professora da FFLCH apresenta na Alemanha obra sobre política brasileira diante do holocausto

A obra da professora Maria Luiza Tucci Carneiro, da FFLCH, é uma contribuição importante para a pesquisa sobre o antissemitismo, possibilitando uma visão da política de imigração do Brasil e de outros países latino-americanos nesse período.

Dia 11 de setembro, na Embaixada do Brasil, em Berlim, na Alemanha, a professora Maria Luiza Tucci Carneiro apresentou a versão em alemão do livro Cidadão do Mundo. O Brasil diante do Holocausto e dos judeus refugiados do nazifascismo – 1933-1948 (Weltbürger – Brasilien und die jüdischen Flüchtlinge 1933-1948, Tradução de Marlen Eckl. Berlim: LIT Verlag; Fapesp, 2014).

Professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenadora do Arquivo Virtual do Holocausto (ArqShoah), Maria Luiza aborda no livro, a partir de uma perspectiva nova e multifacetada, e considerando o contexto histórico e político internacional, a ambiguidade da política brasileira diante do holocausto e dos judeus refugiados do nazifascismo. O livro foi traduzido para o alemão com patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e lançado em 2013 na Feira de Livros de Frankfurt,  maior encontro mundial no setor editorial.

Maria Luiza concedeu uma entrevista para a Rádio SWR2 Journal am Mittag, na Alemanha, sobre o lançamento da obra. O áudio está disponível neste link.

Mais informações: email malutucci@gmail.com

Leia mais sobre o assunto:
Circulares secretas visavam barrar entrada de judeus no País

Scroll to top