Supera Parque em Ribeirão Preto inaugura oficina de robótica

Oficinas pretendem despertar o interesse pela robótica e incentivar a criatividades nas crianças e adolescentes.

Ana Cunha / Medialink Assessoria e Comunicação

Para despertar o interesse por tecnologia, o Supera Parque de Inovação, de Ribeirão Preto, criou um ambiente onde crianças e adolescentes receberão noções de programação. Trata-se do laboratório de robótica, desenvolvido em parceria com a LEGO Education, que foi inaugurado no dia 29 de setembro, às 8 horas, com a participação de 20 alunos do Colégio Municipal José Delibo.

Os alunos terão acesso aos robôs com interface de programação e poderão programá-los para pequenas ações como andar, girar ou dançar. “Os alunos receberão instruções de programação, em um ambiente educativo e lúdico, e serão estimulados a demonstrar criatividade, inserindo instruções de programação para que o robô cumpra determinadas tarefas”, explica Érico Morelli, responsável pelo Supera Centro de Tecnologia.

Durante a visita ao laboratório, que tem duração de aproximadamente duas horas, os alunos criarão rotinas básicas de programação, mas as possibilidades são infinitas. “As possibilidades variam de acordo com a criatividade do programador em montar as instruções”, diz Moreli.

Visitas

O laboratório de robótica do Supera Parque de Ribeirão Preto foi constituído em parceria com a ZOOM education for life, distribuidora exclusiva da LEGO®Education no Brasil.

As oficinas serão realizadas em dois dias por semana, com turmas no período da manhã e da tarde, com capacidade máxima de 20 alunos por turma. Durante a estada no Parque Tecnológico, os estudantes também visitarão os laboratórios de eletrônica, mecânica, tecnologias ultrassônicas, compatibilidade eletromagnética, radiações ionizantes e químicas, onde receberão informações sobre a carreira profissional nestas áreas.

“O objetivo é despertar no aluno o interesse por cursos de natureza técnica, onde há escassez de mão de obra qualificada. De certa forma, estamos contribuindo para que no futuro haja mais mão de obra nesses setores que demandam profissionais da área técnica, contribuindo para o desenvolvimento da indústria”, enfatiza Érico Moreli.

O agendamento de visitas escolares pode ser feito pelo telefone: (16) 3602-0303 ou pelo endereço eletrônico: tecnologia@fipase.org.br.

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto foi estruturado por meio de uma parceria entre a USP, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e a FIPASE, com o apoio da FINEP, do MCT e da FAPESP.

Mais informações: (16) 3943-2506, (16) 98152-0398; email ana.cunha@medialink.com.br