Desenvolvimento social é foco da Semana Nacional de C&T

Parque CienTec, Instituto Oceanográfico Casa da Ciência, CDCC e Escola de Engenharia de Lorena organizaram diversas atividades para a Semana.

MCTI_SNCT 2014_Cartaz e logo_02.04.14_2De 13 a 19 de outubro, em todo o país, acontece a 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que em 2014 traz o tema “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”. O evento é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Aproveitando a mobilização geral em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, o Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) e o Instituto Oceanográfico (IO), ambos da USP na capital, e a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) organizaram uma programação especial.

O Parque CienTec oferece, até 11 de outubro, das 9 horas às 16h30, suas tradicionais sessões de planetário digital, trilhas ecológicas, arborismo, gincana com bússola, atividades de física, geofísica, matemática e meteorologia. O local recebe também exposições do Museu de Ciências e de outros institutos de ensino e pesquisa da USP, como o ‘Desafio Robótico’, a ‘Oficina de Réplicas de Fósseis’, o projeto ‘Solo na Escola’,  projetos interativos de física, práticas de modalidades esportivas, jogos eletrônicos, mostra de curta-metragens e laboratório de medicina tropical .

Atividades coordenadas por outras instituições, como a oficina de acessibilidade da ETEC Rosa Perroni Scavone, a exposição de insetos vivos do Instituto Biológico de São Paulo e a oficina de vídeo da Temporal Filmes, também serão realizadas no Parque.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Já o Instituto Oceanográfico, no dia 17 de outubro, sedia o evento “A pesquisa antártica e o robô submarino”. O evento é composto por três atividades principais: uma exposição fotográfica que ilustra vários momentos da pesquisa antártica (jornada, ambiente e trabalhos de campo), a exibição de um mini documentário produzido pelos próprios pesquisadores, e palestras que aproximarão os visitantes da Antártica e do trabalho desenvolvido por pesquisadores brasileiros com o robô submarino.

A exposição acontece de 8 a 22 de outubro, das 9 às 17 horas. Dia 17 acontecem as palestras “Antártica: ambiente, pesquisa e vivências”, às 14 horas, e “As imagens subaquáticas na pesquisa antártica”, às 15 horas. Na sequência, às 16 horas, será exibido o documentário “Pesquisa antártica e o robô submarino”. Todas as atividades acontecem no Auditório do IO.

São Carlos

Show de Física, minicurso sobre programação, observação do céu e do Sol, além de atividades ligadas à química, física e jogos educativos são algumas das iniciativas que o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, vai promover como parte da 11ª Semana.

feira-profissoes-each-00aO CDCC também conta com atividades ligadas aos espaços “Lúdico”, que trabalha com jogos educativos; “Experimentoteca”, com demonstrações e experimentação de kits, e o “Jardim da Percepção”, além da apresentação da peça teatral “O Cair da Noite”.

A programação completa do CDCC será realizada entre os dia 15 e 19 de outubro, acesse: www.cdcc.usp.br/snct2014.

Ribeirão Preto

A Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto preparou uma atividade especial para o programa Adote um Cientista de 16 de outubro. Com o tema “O Principal da Ciência…”, o encontro deste dia integrará a Semana com palestras de professores da USP e exibição de entrevistas com pesquisadores envolvendo a temática “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. O evento é aberto ao público.

O encontro tem o objetivo de discutir a ciência e a tecnologia como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano. A abertura da atividade será com o professor Dimas Tadeu Covas, diretor presidente do Hemocentro de Ribeirão Preto.

“A criança é o pai do homem?” será o tema da palestra com os professores Heloisa Bettiol e Marco Antonio Barbieri, do Departamento de Puericultura e Pediatria da FMRP, que discutirão as possíveis consequências do desenvolvimento humano nos primeiros mil dias do ciclo de vida da criança até a idade adulta. Apresentando de que forma os estudos coorte conduzidos com a criança permitem entender o que acontece com o homem na vida adulta, os pesquisadores abordarão as implicações do parto normal e da cesárea na composição da microbiota intestinal e o desenvolvimento de obesidade no adulto, as relações do tamanho ao nascer e sua associação com a hipertensão e como o fumo na gravidez e ter cefaleia na idade escolar.

Lorena

Foto: André Arras / EEL
Foto: André Arras / EEL

Em Lorena, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece sob organização do Departamento de Engenharia de Materiais (Demar) da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP.

No dia 13 de outubro, às 14 horas, no auditório da área 2 da EEL acontece a palestra “Ciência e pesquisa se fazem com ética”, com a professora Solange Cadore, da Unicamp. O evento contará ainda com as seguintes atividades: Mostra de Ciências, Olimpíada de Física de Lorena, Olimpíadas de Ciências das Escolas Públicas de Lorena e Simpósio de Ensino de Ciência.

Vale destacar que no sábado, 11 de outubro, acontece a Virada Científica da USP, que também entrará na programação da Semana Nacional de C&T, com atividades em diversas unidades da USP.

(Leia mais em USP e CNPq promovem primeira Virada Científica de São Paulo)

Serviço

Parque CienTec 
Endereço: Av. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda (em frente ao Zoológico), São Paulo-SP
Mais informações: (11) 5077 6304

Instituto Oceanográfico (IO)
Endereço: Praça do Oceanográfico, 191 – Cidade Universitária, São Paulo-SP
Mais informações: http://goo.gl/MtGuLT, email ccex-io@usp.br

Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC)
Endereço: Rua 9 de julho, 1227, São Carlos – SP
Mais informações: (16) 3373-9772, www.cdcc.usp.br/snct2014.

Casa da Ciência – Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Endereço: Rua Tenente Catão Roxo, 2501 – Monte Alegre, Ribeirão Preto-SP
Mais informações: (16) 2101-9308, http://www.hemocentro.fmrp.usp.br/casadaciencia, email casadaciencia@hemocentro.fmrp.usp.br ou casa.ciencia@yahoo.com

Escola de Engenharia de Lorena (EEL)
Endereço: Pólo-Urbo Industrial, Gleba AI-6,s/nº (Área II)
Mais informações: (12) 3159-5171, http://goo.gl/VpT4at

Scroll to top