Inscritos na Fuvest para USP Leste podem conhecer o campus em Feira

Feira das Profissões será realizada nos dias 24 e 25 na USP Leste.

A USP convida os inscritos na Fuvest para os cursos do campus da USP Leste para a a edição especial da Feira das Profissões: “Feira EACH – Conheça a USP Leste”, que será realizada nos dias 24 e 25 de outubro de 2014, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). O evento é gratuito e é uma oportunidade para que os alunos conheçam o campus e toda a infraestrutura disponível.

Também poderão para participar das Dinâmica de Orientação Vocacional, Giro Ambiental pelo Campus, e Bate Papo com Professores. Serão apresentadas informações sobre os cursos graduação que o campus oferece: Ciências da Natureza, Educação Física e Saúde, Gerontologia, Gestão Ambiental, Gestão de Políticas Públicas, Lazer e Turismo, Marketing, Obstetrícia, Sistemas de Informação, Têxtil e Moda e Engenharia da Computação com ênfase em Sistemas Corporativos.

Leia a seguir matéria completa do Jornal da USP.

Programa a USP e as Profissões tem edição especial na USP Leste

Do Jornal da USP

Para marcar a reabertura do campus da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e a Prefeitura do Campus USP da Capital promovem nos dias 24 e 25 de outubro uma edição especial do Programa USP e as Profissões. O evento será no próprio campus Leste, das 9 às 15 horas. As inscrições individuais e para grupos escolares já podem ser feitas pelo site http://each.uspnet.usp.br/profissoes.

A Feira das Profissões EACH segue o mesmo formato de estandes da tradicional Feira das Profissões da USP, que em agosto recebeu cerca de 50 mil pessoas no Parque de Ciência e Tecnologia (Cientec). Como se trata de uma edição especial do campus Leste, os estandes trarão informações dos cursos e infraestrutura daquela unidade.

Além dos dez cursos de graduação e do ciclo básico da EACH e dos nove cursos de pós-graduação, incluindo lato sensu e stricto sensu, haverá estandes sobre as atividades da Agência USP de Inovação e da Agência USP de Internacionalização. Nesse último, as informações ficarão a cargo de alunos bolsistas, que darão depoimentos e dicas sobre a experiência de intercâmbio pelo Programa de Internacionalização da USP.

A novidade fica por conta de algumas atividades organizadas especialmente para esta edição da feira. Por exemplo, o Giro Ambiental EACH. A atividade, coordenada pelo professor Andrea Cavicchioli, do curso de Gestão Ambiental (GA) da EACH, incluirá visitas programadas a um mirante, localizado na parte superior da lanchonete central. O mirante poderá receber grupos de 15 a 20 pessoas e contará com um telescópio que proporcionará uma visão global do campus.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Segundo a PRCEU, a ideia é proporcionar um espaço de interação e diálogo com os visitantes, a fim de esclarecer os problemas ambientais ocorridos recentemente nos terrenos da EACH e as medidas de mitigação adotadas para assegurar a convivência segura no campus. Será uma intervenção com informações específicas sobre o campus e também conceitos acadêmicos sobre ambiente.

Haverá ainda a Dinâmica de Orientação Profissional. O estande contará com docentes e pós-graduandos do Instituto de Psicologia (IP) da USP. Serão três salas disponibilizadas para orientação profissional, com sessões de 40 minutos.

Outros dois estandes irão compor essa edição especial da feira, ambos atendendo a uma reivindicação dos movimentos sociais e associações de bairros da zona leste, segundo informou a PRCEU. Um deles é o estande do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), que contará com especialistas e funcionários especialmente treinados para mostrar ao público como funciona e como é feito o acesso ao sistema. O outro é um estande dos próprios movimentos sociais, associações de bairros e delegacias de ensino.

Em reunião realizada no início do mês, os movimentos sociais da zona leste, em reunião com professores, alunos, funcionários e diretoria da EACH, discutiram as formas de aproximar a comunidade da região às atividades desenvolvidas na unidade, incluindo o uso da biblioteca, participação nas atividades de cultura e extensão, entre outras sugestões.

Com o objetivo de promover o diálogo do campus Leste com a comunidade, foi criado o Conselho Universitário na Zona Leste, do qual participarão representantes de movimentos sociais, além de professores, alunos e funcionários da EACH.

Interdisciplinar

Fundada em 2005, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) oferece atualmente dez cursos de graduação nas diversas áreas do conhecimento. A escola oferece 1.020 vagas anualmente por meio do exame vestibular realizado pela Fuvest. A unidade conta com uma estrutura completa de laboratórios temáticos integrados, biblioteca de elevado padrão, instalações e equipamentos audiovisuais. O acesso ao campus pode ser feito através da estação de trem da CPTM USP-Leste.

A proposta multidisciplinar dos cursos foi planejada com currículos e atividades integradas, e não exclusivamente a partir de disciplinas especializadas. O primeiro ano funciona com um ciclo básico, com uma grade comum a todos os ingressantes. Trata-se de uma iniciação acadêmica aos novos estudantes, com uma abordagem efetivamente interdisciplinar, com questões abrangentes e fundamentais ao conhecimento científico e social.

Scroll to top