Professor da Esalq lança livro sobre biologia e fisiologia dos peixes

Obra foi lançada durante Simpósio da Sociedade Brasileira de Aquicultura, em Foz do Iguaçu.

Alessandra Postali / Assessoria de Comunicação da Esalq

“Biologia e fisiologia de peixes neotropicais de água doce” é o título da obra recém-lançada, que tem como um de seus autores e organizadores o professor do Departamento de Zootecnia (LZT) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, José Eurico Posebon Cyrino.

O livro, lançado no final de setembro no Simpósio da Sociedade Brasileira de Aquicultura, em Foz do Iguaçu (PR), reúne 36 autores de 17 instituições nacionais. Também assinam a obra Bernardo Baldisserotto (UFSM – Santa Maria/RS) e Elizabeth Criscuolo Urbinati (Causnep – Jaboticabal/SP).

Entre os temas abordados no volume, ricamente ilustrado, há a classificação dos peixes neotropicais, a morfologia, crescimento e desenvolvimento muscular, nutrição e aspectos funcionais da digestão, reprodução e embriogênese, uso de peixes transgênicos em estudos fisiológicos, definições básicas sobre comportamento e bem-estar e suas aplicações, o estresse e sua relação com o sistema imune desses animais, pigmentação e mecanismos relacionados com a mudança de cor, entre outros assuntos.

O lançamento é da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão (Funep), da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O livro pode ser adquirido no site da fundação, pelo email contato@funep.org.br ou ainda pelo telefone (16) 3209-1300.