Agência USP de Inovação recebe inscrições para treinamento de agentes colaboradores

Objetivo é capacitar técnicos de nível superior para que sejam colaboradores da Agência, auxiliando pesquisadores a identificar conhecimentos passíveis de se transformar em novas tecnologias e patentes.

Até dia 31 de outubro, o Programa Formação de Agentes Colaboradores da Inovação recebe inscrições de interessados em participar do treinamento oferecido pela Agência USP de Inovação. O objetivo é capacitar técnicos de nível superior para que sejam colaboradores da Agência, auxiliando pesquisadores a identificar conhecimentos passíveis de se transformar em novas tecnologias e patentes.

O Programa é voltado para técnicos de nível superior que estão em contato com as pesquisas, incluindo técnicos administrativos ligados a convênios e pessoal das Fundações de Apoio às unidades. Em caráter de excepcionalidade, será considerado também pessoal de nível médio associado à pesquisa. Não há limite quanto ao número de funcionários por unidade, porém a Agência se reserva ao direito de não aceitar a inscrição daqueles que não se encaixam no perfil técnico de nível superior.

O treinamento busca formar um agente capaz de identificar resultados de pesquisa patenteáveis, orientar para os procedimentos de proteção por patente e estabelecimento de convênios, e divulgar as ações da Agência USP de Inovação entre alunos e pesquisadores. A coordenação é dos professores Vanderlei Salvador Bagnato e Luciane Meneguin Ortega.

A iniciativa se insere nas atividades de melhoria dos recursos humanos da Universidade e poderá ser incluído entre os requisitos a ser considerado no processo de avaliação dos funcionários.

Treinamento e inscrições

O treinamento tem duração total de 16 horas, distribuídas em dois sábados, com datas prováveis nos dias 29 de novembro e 13 de dezembro. Embora esteja prevista a realização no campus da capital, os módulos poderão ser ministrados nos respectivos campi, dependendo do número de inscritos.

O primeiro módulo é teórico e compreende a apresentação das atividades da Agência USP de Inovação, além de temas como inovação no ambiente acadêmico, solicitação de patentes, rotinas de patente na USP, transferência de tecnologia, convênios, entre outros. Já o segundo módulo, prático, compreende atividades de check-list para tópicos patenteáveis, procedimentos de busca de anterioridade, análise de relatório de patente já depositada; e análise de um convênio de parceria com o setor produtivo.

Os interessados devem preencher o formulário, com recomendação do superior imediato, chefe do Departamento ou Diretor, e enviar ao email dir-inovacao@usp.br até dia 31 de outubro. No link é possível consultar demais informações relativas ao treinamento.