Faculdade de Saúde Pública alerta para a prevenção da AIDS durante o Carnaval

Ainda que hoje exista o recurso do tratamento, os casos ainda são numerosos, assim como a mortalidade pela doença. A prevenção é, realmente a medida mais adequada a ser tomada.

Da Assessoria de Comunicação da FSP

Aproxima-se mais um Carnaval, e com ele a preocupação dos profissionais de saúde com a Epidemia da AIDS. Nesse sentido, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP dá algumas informações sobre prevenção à AIDS durante o período do Carnaval.

O fato de existir tratamento para a doença faz com que muitas pessoas se esqueçam da prevenção. No entanto, a prevenção ainda é a melhor forma de controle das DST ( doenças transmitidas sexualmente) e da AIDS. A Aids continua sendo um problema de saúde importante. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que nos últimos 12 anos houve um aumento de mais de 10% no número de casos de jovens gays, de 15 a 24 anos. Entre os jovens de 13 a 19 anos a relação é de 10 meninas infectadas para cada 8 meninos.

Outro problema detectado pelo Ministério da Saúde é que o uso de camisinha vem diminuindo nos últimos anos. Apenas 43% dos jovens usam camisinha regularmente, afirmam os dados.

Para a professora Cassia Maria Buchalla, pesquisadora da FSP, “a mortalidade persiste, pois um dos fatores é que as pessoas chegam aos serviços de saúde quando a doença já se instalou, em condições mais graves, quando pouca coisa pode ser feita. Por isso, o ideal é que as pessoas que tenham qualquer comportamento de risco procurem fazer o teste. Quanto antes se sabe, mais fácil de enfrentar a questão. O teste é grátis e existem vários locais para fazê-lo”.

Ainda que hoje exista o recurso do tratamento, os casos ainda são numerosos, assim como a mortalidade pela doença. A prevenção é, realmente a medida mais adequada a ser tomada. Assim, na época do carnaval, quando o ambiente de festa, somado a muita bebida e certo apelo erótico, as campanhas para o uso de camisinha têm que ser mais agressivas

A FSP alerta ainda que a prevenção não é apenas de aids, mas de todas as DST (HPV, sífilis, gonorréia, etc) e também de gravidez indesejada. Assim, vale para o Carnaval, e para todos os demais dias do ano: sexo seguro, sempre.

Mais informações: site www.fsp.usp.br/site/paginas/mostrar/1899

Scroll to top