Digitalização de negativos gera exposição de fotos da Esalq no século passado

Os 1139 negativos em vidro estavam guardados no acervo do Museu da Escola, até que uma iniciativa conjunta conseguiu sua digitalização e exposição.

Da Assessoria de Comunicação da Esalq

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP recupera um acervo fotográfico de mais de 1100 negativos em vidro, de imagens que retratam o campus entre as décadas de 1920 e 1950. A digitalização é fruto de uma iniciativa do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx), da Seção de Atividades Culturais (SCAC) e do Museu Luiz de Queiroz, da Assessoria de Comunicação (Acom), e tem apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

As projeções digitais dos registros e 40 fotos impressas estão disponíveis na exposição Fotografias dos Negativos em Vidro, no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, que vai até o dia 02 de março. A visitação é aberta de segunda-feira à sexta-feira, das 08 horas às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.

Durante o primeiro semestre de 2010, o fotógrafo José Luiz Tonin foi o responsável pelo processamento dos negativos. Edno Dario, especialista em museografia e exposição da Esalq conta que a mostra é importante pois certifica que o acervo está bem cuidado e que agora, depois da digitalização, os negativos estão sendo higienizados para que continuem em bom estado. Além disso, a partir da colaboração da Associação dos Docentes Aposentados da Esalq (ADAE), os professores Anivaldo Pedro Cobra, Duvílio Aldo Ometto e Justo Moretti Filho legendaram algumas das fotos reveladas. “Ainda sim, muitas pessoas e lugares retratados ainda não foram identificados e, por isso, caso algum visitante identifique algo, solicito que nos avisem para que possamos saber do que se trata e registrar a informação”, acrescenta Dario.

A mostra, que foi aberta em 13 de fevereiro, fica disponível para visitação de segunda à sexta-feira, até o dia 3 de março, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11 Cp 9, Piracicaba, São Paulo.

Mais informações pelo telefone (19) 3429-4305

Scroll to top