Alunas da Esalq criam blog com conteúdos acadêmicos para o grande público

Além das publicações semanais, o blog Ciência Informativa contém uma seção para que o autor do trabalho possa publicar uma matéria sobre sua pesquisa.

Caio Albuquerque / Assessoria de Imprensa da Esalq

Organizado por alunas de graduação e pós graduação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP e da Unicamp, o blog Ciência Informativa divulga, desde setembro deste ano, matérias com explicações sobre o conteúdo de artigos científicos em uma linguagem simples e acessível ao público leigo. Além das publicações semanais, contém uma seção para que o autor do trabalho possa publicar uma matéria sobre sua pesquisa.

Com publicações semanais, o conteúdo do Ciência Informativa tem como mote divulgar ciência para a população em geral, além do meio acadêmico. Além das publicações semanais, contém uma seção para que o autor do trabalho possa publicar uma matéria sobre sua pesquisa.

Dessa forma, a equipe responsável pelo blog convida a comunidade acadêmica – estudantes, docentes e funcionários – a visitar a página e, sobretudo, escrever sobre seus trabalhos, pois a tradução que é feita é um modo de divulgar a pesquisa, mas que deve ter como base texto escrito pelo próprio autor que é quem melhor conhece o assunto e quem pode melhor discutir e defender os seus resultados.

O lançamento da página Ciência Informativa ocorreu dia 25 de setembro e, em menos de um mês, obteve mais de 2.300 acessos, o que indica o grande potencial de impacto desse tipo de meio de comunicação. Desde seu lançamento, o blog já abordou temas como a ferrugem do eucalipto, resistência dos patógenos da uva ao controle químico, genética, restauração florestal, entre outros.

Informações detalhadas sobre o projeto e como publicar podem ser encontradas no blog.

O Ciência Informativa é administrado pelas estudantes de Ciências Biológicas da Esalq, Jaqueline Raquel de Almeida e Nathalia Brancalleão, pelas pós-graduandas da Esalq, Maria Letícia Bonatelli e Nathália de Moraes e pela pós-graduanda da Unicamp, Patricia Sanae Sujii.