Dois séculos após morte do artista, obras de Aleijadinho podem ser visualizadas em 3D

Pesquisa realizada no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação resultou em um site que alia tecnologia e conectividade em prol da divulgação do patrimônio cultural brasileiro.

Dia 18 de novembro completam-se 200 anos da morte do mestre barroco Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. É um momento oportuno para conferir o site www.aleijadinho3d.icmc.usp.br e visualizar as obras do famoso artista em 3D.

Resultado de uma pesquisa realizada no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o site alia tecnologia e conectividade em prol da divulgação do patrimônio cultural brasileiro.

O projeto começou em julho de 2013, quando os professores José Fernando Rodrigues Jr, do ICMC, e Mário Gazziro, consultor do projeto, digitalizaram as obras de Aleijadinho nas cidades de Ouro Preto e Congonhas, ambas em Minas Gerais. As obras escolhidas para digitalização estão ao ar livre, sujeitas, portanto, ao processo de deterioração.

O equipamento empregado nesse processo foi um escâner tridimensional de alta precisão, fornecido sem custos por meio de uma parceria com a empresa suíça Leica Geosystems, cuja sede, no Brasil, localiza-se na cidade de São Carlos. O equipamento possibilitou que as obras fossem digitalizadas a uma distância entre 10 e 30 metros, sem a necessidade de providenciar qualquer isolamento dos locais. “Embora a digitalização de obras usando tecnologia de escaneamento 3D tenha sido aperfeiçoada e usada com maior frequência na última década, trata-se ainda de algo novo, que demanda especialistas e procedimentos especiais para sua realização”, explica Rodrigues.

O professor relata ainda que a digitalização das obras é apenas o primeiro passo de um longo processo. Os dados iniciais fornecidos pelo escâner 3D possuem falhas como buracos, ausência de detalhes, cores incorretas, além de serem extremamente grandes – uma única estátua bruta chega a ter mais de 200 megabytes de dados. Superar esses problemas foi o grande desafio do projeto, especialmente porque o objetivo era ter as obras exibidas via internet (por meio de computadores e dispositivos móveis). Um painel explicando o processo pode ser conferido neste endereço.

Leia mais em Projeto do ICMC possibilita viagem 3D pelas obras de Aleijadinho

Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMC

Scroll to top