Software desenvolvido na EACH gera moldes de roupa automaticamente

Programa eletronic Pattern Making Generator (ePMG) elabora moldes com base em medidas do corpo do usuário.

Natália Dourado / Comunicação e Apoio Institucional da EACH

Um grupo de pesquisa da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP desenvolveu um software que gera moldes de roupa, automaticamente, a partir de medidas básicas do corpo do usuário, o eletronic Pattern Making Generator (ePMG). O grupo que desenvolveu o sistema foi coordenado pelo professor Luciano Vieira de Araújo (Sistemas de Informação) e conta com Isabel Cristina Italiano (Têxtil e Moda), o professor Fausto Viana do curso de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, e Daniel Freire Tsuha (Sistemas de Informação). O projeto Automatização do Processo de Modelagem de Vestuário para Criação de Peças Personalizadas venceu a 10ª edição dos Prêmios Santander Universidades, na categoria “Ciência e Inovação – Indústria”

A premiação, anunciada no último dia 5 de novembro, distribuiu um total de mais de R$ 2 milhões em prêmios, além de bolsas de estudos internacionais na Babson College, nos Estados Unidos. Com o sistema, a geração de moldes pode ser feita por qualquer pessoa, mesmo que não possua conhecimento técnico sobre modelagem. Basta digitar as medidas desejadas, imprimir e usá-lo. “Com essa abordagem, simplificamos o processo de criação de moldes, que é um dos principais gargalos na confecção de peças personalizadas, o que permite um ganho de escala e qualidade na produção de peças sob medida e, assim, maiores ganhos financeiros para costureiras e confecções em geral”, explica o professor Araújo. Além de apoiar o mercado customizado do setor têxtil, o trabalho contribui para a criação de peças históricas e trajes de cena.

Para Araújo, receber o prêmio é uma “grande alegria e motivação pelo reconhecimento do trabalho do seu grupo de pesquisa, que tem atuado na criação de soluções inovadoras para o setor de vestuário, que é estratégico para a economia brasileira”. A principal validação da qualidade e eficácia do software e do projeto como um todo foi feita em um concurso para a criação de versões do traje oficial da Princesa Isabel usado em solenidades oficiais, cujo original se encontra no Museu do Traje e do Têxtil do Instituto Feminino da Bahia, em Salvador.

Criação de vestidos

Os participantes do evento foram convidados a utilizar o sistema do professor Luciano Araújo, com o objetivo de criar versões em qualquer tamanho e material, como vestidos para adulto, adolescente, criança, bonecas e até mesmo uma escultura feita a partir dos moldes. Os competidores relataram uma redução de 35% a 40 % no tempo de criação dos vestidos com o uso do ePMG.

Outro cenário para o uso de peças customizadas é o nicho cultural e dos espetáculos. Esse público precisa de roupas com o caimento adequado para que consiga obter o resultado planejado para a cena. Atualmente, o professor e sua equipe estão fazendo melhorias no processo de redução de gasto de tecido para tornar o processo ainda mais sustentável. Eles lançarão, ainda em 2014, o portal eFitFashion para comercializar roupas sob medida. “As costureiras e confecções pelo mundo poderão escolher ou inserir as peças personalizadas que desejam criar. Os clientes escolhem o modelo e, em seguida, baseado no preço, prazo de entrega e avaliação da costureira, eles escolhem quem vai produzir a roupa”, explica.

Para 2015, estão previstos os lançamentos de software para a otimização do processo de confecção de peças e da venda de roupas on-line na medida certa, personalizadas ou não. Em 2014, o Prêmio Santander Universidades completou 10 anos com recorde de inscrições: 20.106 projetos de universitários de graduação e pós-graduação, pesquisadores e das próprias instituições, apontando um crescimento de 19% em relação a 2013. Os prêmios são promovidos pelo Banco Santander, por meio da sua Divisão Global Santander Universidades, pela qual mantém mais de 1.100 convênios com instituições de ensino superior de todo mundo, dos quais 450 são acordos com instituições de ensino superior brasileiras.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Prêmio Santander Universidades