Ex-alunos da FAU e da ECA lançam livros de fotografia sobre arquitetura

Obras integram a “Coleção Ipsis de Fotografia Brasileira” e serão lançadas em dezembro, em São Paulo.
Foto: Nelson Kon - METRÔ – ESTAÇÃO BRESSER, SÃO PAULO | 2009
Foto: Nelson Kon
METRÔ – ESTAÇÃO BRESSER, SÃO PAULO | 2009

“Olhar a cidade. Perscrutá-la por cima, por baixo, em seus interstícios. Percebê-la na sua grandiosidade épica e nos seus detalhes quase insignificantes. Entendê-la como a somatória de tempos, histórias, embates políticos e econômicos, crenças e sobreposição de ideias que rabiscam e transformam continuamente o território.” Assim Eder Chiodetto, jornalista e mestre pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP reflete a proposta dos novos volumes da “Coleção Ipsis de Fotografia Brasileira” (Ipsis Gráfica e Editora), que apresentará, agora, o olhar de dois nomes referenciais da fotografia de arquitetura.

No volume (2), Nelson Kon, a forma como ocupamos o espaço é mostrada em fotografias que “narram” o meio urbano, ora ilustrando ou documentando, traduzindo suas grandezas e detalhes, ora revelando a poética silenciosa oculta em uma obra arquitetônica. O livro mostra a tênue linha que separa o conflito e a harmonia mesclada em imagens de seu trabalho feito quase todo sob a encomenda de clientes onde, uma almejada precisão técnica se alia à sua sensível e sofisticada capacidade de narrar paisagens. Nelson Kon é fotógrafo de arquitetura e cidades e arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

Foto: Cristiano Mascaro - PENCA DE GAROTOS, SÃO LUÍS | 1986
Foto: Cristiano Mascaro
PENCA DE GAROTOS, SÃO LUÍS | 1986

O volume (3), Cristiano Mascaro, apresenta um acervo de retratos, quase todos inéditos, feitos com delicados estudos de luz e composição. Criados em uma atmosfera onde o tempo – subjetivamente alongado para este tipo de criação – é um elemento marcante, pessoas, cidades e construções se entremeiam no livro em uma estrutura imagética que busca traduzir o esperado pelo autor: a simplicidade. Cristiano Mascaro é fotógrafo e arquiteto pela FAU, mestre e doutor pela USP.

O evento de lançamento, que será realizado dia 4 de dezembro às 19 horas na sede paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), terá um bate-papo sobre o processo de edição dos livros da coleção com a presença dos dois fotógrafos e do curador Eder Chiodetto – mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP.

Mais informações: email colecaoipsis@gmail.com