Laboratório de Nutrição e Metabolismo da EEFE busca voluntários para pesquisa

Da Agência USP de Notícias

O Laboratório de Nutrição e Metabolismo da Escola de Educação Física e Esportes (EEFE) da USP, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), está iniciando uma triagem de voluntários para pesquisa científica envolvendo treinamento de força e suplementação de leucina.

Os voluntários devem ser homens saudáveis entre 18 e 35 anos e fisicamente ativos, sem uso prévio de esteroide anabolizante. O treinamento iniciará em janeiro de 2015 e terá duração de 12 semanas. Os pesquisadores estão buscando pelo menos 50 voluntários.

Entre os benefícios para os voluntários estão: treinamento de força 2 vezes por semana com profissional capacitado; teste de força; avaliação e orientação nutricional; ultrassonografia muscular; análise muscular por biópsia; e avaliação corporal completa no Bod Pod, um método de composição corporal mais completo atualmente e considerado padrão ouro pela literatura, sendo que há apenas 3 locais com este aparelho no Brasil.

A triagem está sendo realizada para a pesquisa de mestrado Efeitos da suplementação de leucina no aumento de força e massa muscular em indivíduos jovens submetidos ao treinamento de força, que tem como órgão responsável a Unicamp, em parceria com a EEFE. O professor responsável é Antonio Herbert Lancha Junior, da EEFE.

Todos as etapas da pesquisa ocorrerão no campus da Cidade Universitária, em São Paulo, exceto a avaliação corporal pelo Bod Pod que acontecerá no Instituto Vita. O Bod Pod é um método padrão ouro desenvolvido para análise de composição corporal via Pletismografia por deslocamento de ar. É rápido, preciso e seguro, e utiliza a superfície corporal para determinar gordura e massa magra.

Os interessados devem entrar em contato com a pesquisadora Isabel Andrade pelo email projetoleucina@gmail.com

Mais informações: (11) 3091-3096, email projetoleucina@gmail.com