Multinacional chinesa escolhe Supera Parque para iniciar suas operações no Brasil

O Supera Parque é uma parceria entre a Fipase, a USP, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Da Agência USP de Notícias

A multinacional chinesa AYU Global Resources anunciou, no dia 27 de novembro, a escolha do Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto como local para iniciar suas operações no Brasil, por meio da participação gratuita no programa de Softlanding.

O anúncio foi feito no Palácio Rio Branco, com a presença da prefeita Darcy Vera, de Antonio Adilton Carneiro, presidente da Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde (Fipase), e de Peter Yu, presidente da AYU Global.

Fundada em 2004, a AYU Global tem a sustentabilidade como foco e seu trabalho consiste na transformação de resíduos como pneus e plásticos em fontes de energia. A empresa pretende, por meio da participação no programa de Softlanding, instalar uma planta no distrito industrial de Ribeirão Preto, gerando 50 empregos diretos, e uma unidade de pesquisa e desenvolvimento no Parque Tecnológico.

A princípio, a AYU utilizará o Open Space do Parque – espaço compartilhado, que normalmente é utilizado pelas empresas em pré-incubação da Supera Incubadora. “Neste período, a AYU participará do programa de Softlanding que visa auxiliar e facilitar a entrada da empresa no Brasil”, afirma Adilton Carneiro.

Por meio do programa, a empresa receberá suporte técnico para a obtenção dos documentos exigidos para que possa se instalar e operar no Brasil. “Outro benefício é a troca de informações e aspectos técnicos entre as entidades, além da indicação de serviços de assessoria jurídica e contábil, por exemplo”, complementa Carneiro.

A escolha do Supera parque foi feita pelo presidente da multinacional depois de uma reunião com João Pelegrino Reis, do Supera International Office, no dia 25 de novembro, quando conheceu toda a estrutura do Parque Tecnológico.

A Fipase, Fundação Instituto Pólo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto, foi criada em 2001, por meio de lei municipal, atua no desenvolvimento da indústria de equipamentos e produtos de saúde em Ribeirão Preto, e no apoio aos setores de tecnologia da informação, biotecnologia, química, fármacos e cosméticos.

É resultado de parceria entre a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, o Governo do Estado de São Paulo e a USP. Mantida pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a Fipase é a gestora da marca Supera que dá nome à Incubadora de Empresas, ao Centro de Tecnologia e ao Parque Tecnológico.