Projeto de aluna da ECA colabora no desenvolvimento de jovens em Pirituba

O bairro de Pirituba é sede do projeto Click, uma iniciativa da estudante de educomunicação Evelyn Kazan.

Silvio Augusto Jr./ Laboratório Agência de Comunicação da ECA

Localizado na zona norte de São Paulo, o bairro de Pirituba é sede do projeto Click, um olhar curioso sobre o mundo, uma iniciativa independente idealizada pela estudante Evelyn Kazan, aluna do 2º ano do curso de Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Com o objetivo de integrar os jovens da região e estimular a produção de atividades culturais e pedagógicas, o projeto foi criado no final do ano de 2010 baseado nas experiências que a estudante teve com outros projetos de ação cultural.

Após participar do projeto Agentes Comunitários de Comunicação, Evelyn resolveu se tornar uma agente multiplicadora. A intenção era continuar com as oficinas e capacitações aprendidas no projeto anterior. “Percebi que seria o momento de criar um projeto que abordasse o conhecimento cultural que adquiri ao longo da minha vida. Com este pensamento, idealizei o Click, um projeto educomunicativo que tem como objetivo trabalhar o potencial comunicativo dos jovens apoiado na arte”, diz.

Desde o início das atividades, o projeto conta com o apoio da ONG Amora, que cede o espaço para a realização das atividades. Atualmente a iniciativa também conta com o apoio de mediadores, ex-alunos que agora contribuem com a organização de maneira geral.

Em 2011, foram atendidos 25 jovens e produzidas 6 edições do jornal Pirituba Acontece. Os jovens foram escolhidos de acordo com o interesse e vontade de participar do projeto. Para se inscrever forneciam nome, telefone e endereço e aguardavam contato para uma entrevista.

Todo o conteúdo editorial foi pautado e discutido pelos participantes do projeto. Para Evelyn, essa dinâmica de trabalho foi fundamental: “Foi uma das coisas mais importantes, pois os jovens acabaram tendo maior interesse e se dedicaram mais. Essa participação contribuiu não apenas com a formação dos jovens envolvidos, mas com a formação do projeto.”

Para Lara Deus, recém-aprovada no curso de Jornalismo da ECA, presente desde as primeiras edições do jornal Pirituba Acontece, sua participação no projeto foi fundamental para a decisão pela carreira de jornalista. “Ter participado do projeto me ajudou muito na hora de optar pelo jornalismo, todas as discussões e as atividades me incentivaram e fizeram toda a diferença na hora da escolha”, relata.

A estimativa para 2012 é conseguir trabalhar com aproximadamente 118 jovens, ampliando o conteúdo produzido, elaborando atividades com mais jovens e outras pessoas que também moram na região.

Mais informações: (11) 3091-1622, email comunicaeca@usp.br