Casa da Ciência prepara terreno para o nascimento de futuros cientistas

Luciene Antunes, especial para o USP Online

Na quinta-feira (8), têm início as atividades de 2012 do projeto Adote um Cientista, da Casa da Ciência do Hemocentro da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Professores e alunos do ensino fundamental e médio podem se inscrever para participar das atividades, que abordam conceitos básicos da ciência, com foco em biologia, principalmente nas áreas da saúde, citologia, ecologia, botânica e evolução.

A ideia, além de complementar a formação dos estudantes, é despertar o interesse de crianças e jovens para que deem os primeiros passos no caminho da vida científica. Os encontros acontecem sempre às quintas-feiras até o final do ano letivo. Pelo projeto – que foi criado em 2005 pela professora Marisa Ramos Barbieri – já passaram mais de 1000 estudantes e professores, tanto da rede pública de ensino como particular.

Atualmente, o Adote um Cientista é a principal ação de extensão realizada pela Casa da Ciência, criada em 2001 dentro do Hemocentro da FMRP da USP para servir como um canal de difusão e divulgação do conhecimento produzido na Universidade para a comunidade.

A Casa da Ciência reúne professores e pesquisadores de várias unidades da USP – não apenas da FMRP – que desenvolvem pesquisas de ponta dentro dos programas de apoio Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid), da Fapesp, e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), do CNPq. Além dos programas clássicos de graduação e pós-graduação, os Cepids e INCTs têm a responsabilidade de oferecer cursos para estudantes e professores do ensino médio – “exatamente a missão do projeto Adote um Cientista”, de acordo com o biólogo André Perticarrari, um dos pesquisadores da Casa da Ciência.

Programação

Das 14 às 17 horas, os participantes do Adote assistem a palestras sobre as novas pesquisas e descobertas produzidas na USP, participam de grupos de discussão e realizam atividades como pequenos experimentos e pesquisas de campo. Um dos grupos de estudo será o do professor Ricardo Marques Couto, doutor em entomologia e um dos biólogos da Casa da Ciência. Couto vai trabalhar ao longo do ano com questões relacionadas ao comportamento de abelhas solitárias e vespas que vivem no próprio campus da USP em Ribeirão Preto.

Ao final de cada semestre, os alunos que participaram continuamente dos encontros falam aos colegas sobre o que aprenderam e desenvolveram em mini-congressos, apresentados na forma de mural. E no fim do ano letivo, recebem certificados de participação.

Em 2012, haverá uma novidade na Casa da Ciência. Além das atividades tradicionais, terá início o projeto “Pequeno Cientista”. Alguns alunos participantes dos encontros de quintas-feiras serão selecionados de acordo com seus perfis e interesses para desenvolver um pequeno projeto de iniciação científica com pesquisadores e pós-graduandos, especialmente do Hemocentro. Esses alunos serão orientados por pós-graduandos da USP para ter um primeiro contato com a pesquisa acadêmica.

As inscrições são feitas gratuitamente no próprio local, no dia do evento, para alunos a partir do sétimo ano do ensino fundamental. Pela previsão feita a partir da confirmação presença de escolas da região, 216 crianças devem participar do encontro que abre as atividades de 2012.

O endereço é do Hemocentro é Rua Tenente Catão Roxo, 2501, Ribeirão Preto. Mais informações pelo telefone (16) 2101-9308, e pelo site do Hemocentro