Supera Incubadora é eleita uma das melhores do Brasil em 2014

A Supera participou como finalista do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, realizado em Brasília.

Do Serviço de Comunicação da Prefeitura do Campus de Ribeirão Preto

A Supera Incubadora de Empresas, de Ribeirão Preto, foi apontada como uma das melhores do Brasil em 2014 pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). A Supera participou como finalista do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, realizado em Brasília, na categoria “Incubadora de Empresas orientada para a geração e uso intenso de tecnologia”.

Em 2014, a incubadora ribeirão-pretana também foi apontada como uma das dez melhores da América do Sul pelo ranking sueco UBI Index, ocupando a 8ª posição, ao lado de outras quatro brasileiras. Saulo Rodrigues, gerente da incubadora, comemora os resultados obtidos. “Estar entre as melhores incubadoras do Brasil e uma das melhores da América do Sul é o resultado de um esforço conjunto entre a Supera, a Universidade de São Paulo, o poder público municipal e estadual para promover a cultura empreendedora, a pesquisa e a inovação”, avalia.

Rodrigues destaca ainda que os resultados obtidos pela Supera devem-se também a uma importante parceria entre a Incubadora e a Agência USP de Inovação. “Desde o início da Supera Incubadora nós mantemos uma relação próxima com a Agência USP com o objetivo de transformar o conhecimento que os pesquisadores adquirem na academia em novos produtos e inovações”, diz. “Há uma troca de experiências muito positiva e, de certa forma, a Agência nos ajuda a visualizar quais são os melhores caminhos que devemos trilhar para promover o empreendedorismo no Parque Tecnológico e em Ribeirão Preto”.

Fundada em 2003, a Supera Incubadora recebeu o prêmio de Melhor Incubadora da região Sudeste (2010 – Anprotec); com o projeto Supera Educa recebeu os Prêmios Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável na categoria empreendedorismo na educação (2012) e Melhor Projeto da Cultura do Empreendedorismo inovador (Anprotec – 2012); com o projeto BioBusiness Brasil, recebeu o Prêmio Boas Práticas (Anprotec – 2006) e Melhor projeto de promoção da cultura do empreendedorismo inovador (Anprotec – 2007).

“A Supera Incubadora tem buscado, ao longo dos anos, aperfeiçoar o atendimento às empresas nascentes de base tecnológica, prestando todo o suporte necessário para o seu desenvolvimento. O objetivo é que essas empresas cresçam e se desenvolvam em Ribeirão Preto, mas que também fixem endereço na cidade, absorvendo a mão de obra local que é extremamente capacitada”, explica Rodrigues.

Sobre a Incubadora

A Supera Incubadora de Empresas integra o Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, gerido pela Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde (Fipase). Hoje, a Incubadora atua no atendimento a 26 empresas, entre pré-residentes, residentes e associadas.

Com capacidade para 60 empresas, a Supera oferece às empresas infraestrutura (salas individuais ou compartilhadas), serviços básicos (luz, água, telefone); assessoria e consultoria para o desenvolvimento de seus negócios, capacitação técnica e acesso à rede de contatos, além de facilitar a participação em eventos nacionais e internacionais.

Todos os anos, a Incubadora promove duas rodadas para seleção de empresas, oferecendo curso de capacitação em modelo de negócios e selecionando os melhores projetos por meio da avaliação dos projetos por uma banca examinadora e pelo conselho da Supera.

As empresas em pré-incubação têm o direito de utilizar a sala compartilhada por um período de até três anos, com uma taxa mínima que varia entre R$ 200 a R$ 300 por mês. Na categoria incubação, as empresas são divididas em salas individuais de 40, 60 e 80 metros quadrados, por um período de 3 anos, renovável por mais um e taxas que variam de R$ 15 a R$ 27 o metro quadrado por mês.

Mais informações: (11) 3817-2131; (16) 98152-0398 ou email ana.cunha@medialink.com.br