Novo Núcleo reunirá prática, ensino e pesquisa em xadrez na FMRP

Patricia Golini, especial para o USP Online

No sábado (17), será lançado o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Xadrez da USP, em Ribeirão Preto. O projeto é fruto de uma parceria entre professores, alunos e funcionários da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP  e da Coordenadoria do Campus de Ribeirão Preto.

O Núcleo vem sendo estruturado desde o segundo semestre de 2011 e foi criado para preencher uma lacuna na prática do esporte no campus. “Nos últimos 60 anos, passaram pela Universidade vários bons jogadores, que ganharam títulos, tanto individuais como em equipe, em campeonatos universitários. Apesar disso, a prática do xadrez por alunos, docentes e funcionários nunca dispôs da estrutura que o estudo e a prática do enxadrismo exige”, diz Antonio Carlos Duarte de Carvalho, professor do Departamento de Medicina Social da FMRP e coordenador do Núcleo de Xadrez da USP.

O local servirá como um centro de treinamentos e poderá ser utilizado pelas associações de alunos, docentes e funcionários mediante agendamento de horário para os treinos. O espaço, ainda, ficará disponível para docentes e alunos de graduação e pós que tiverem projetos e pesquisas que envolvam o jogo de tabuleiro. Atualmente já existe um projeto, que aguarda a aprovação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP para o ensino do jogo para deficientes visuais atendidos pela Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto (Adevirp). Após ratificação e seleção de bolsistas, as atividades serão iniciadas.

Ao longo do ano, o Núcleo irá oferecer curso de xadrez para iniciantes e organizará campeonatos. “Já está previsto para o ano de 2012 a realização de um circuito interno de xadrez rápido no campus da USP em Ribeirão Preto, que deverá ter seis etapas distribuídas entre os meses de abril e novembro”, comenta o professor.

O evento de lançamento contará com palestra de Rafael Leitão, campeão brasileiro e integrante da equipe Olímpica, sobre A importância do Ensino e do Estudo do Xadrez, à partir das 10 horas, na sala 1-E do Bloco Didático da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

No período da tarde, das 14 às 17 horas, na  sede do Núcleo, no Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (Cefer), da Prefeitura do Campus da USP em Ribeirão Preto,  Leitão disputará uma “Simultânea de  Xadrez” contra alunos, professores e funcionários da USP, além de convidados. Os eventos são abertos e gratuitos, sem necessidade de inscrição.

Mais informações: email xadrez@usp.br