Recepção aos calouros em Ribeirão tem ações solidárias, palestras e atividades diversas

Do Serviço de Comunicação Social da PUSP-RP

Ações solidárias e de conscientização, palestras, torneios, visitas monitoradas e eventos culturais são algumas das atividades programadas para a Semana de Recepção aos Calouros na USP em Ribeirão Preto, que este ano será entre os dias 23 e 27 de fevereiro. Os alunos serão recebidos pelos diretores, veteranos e ex-alunos das oito unidades de ensino. Em todas as Unidades haverá palestra sobre segurança e informações sobre o programa USP Recicla. No dia 25, no período da manhã a calourada unificada reúne os novos alunos de todas as Unidades, para um café da manhã, no Restaurante Universitário.

Integração e ações solidárias

Na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), os novos alunos vão participar da tradicional cerimônia da boina, no dia 26, às 16 horas, enquanto os alunos da Fisioterapia vão visitar a Casa do Vovô, instituição de atendimento a idosos em Ribeirão Preto. Os calouros dos cursos de Nutrição e Metabolismo, de Ciências Biomédicas e de Informática Biomédica participam de palestras e fazem visitas a diversos locais do campus. Os da Terapia Ocupacional terão visitas monitoradas pelos setores de atuação dos alunos do curso, workshops e exibição de documentários. Um torneio, o TICa FMRP, também vai integrar os novos estudantes, fortalecendo iniciativas sociais e “o respeito às diferenças e diversidades”. Além de doação voluntária de sangue, também no dia 26, a partir das 8 horas, haverá visitas a instituições de caridade e entrega de doações de alimentos, livros e produtos de higiene. Os alunos serão divididos em grupos, ou casas, como são denominados, com 57 calouros e seis veteranos de cada um dos cursos. Durante a atividade, eles assumirão o compromisso de não consumir bebidas alcoólicas e praticar trote, proibido por Lei Estadual. Ao final, terá premiação aos participantes do torneio.

Direito e FEARP

Além da aula inaugural com o professor emérito Luiz Olavo Baptista, os alunos do Direto vão saber mais sobre a formação do jurista no cenário contemporâneo, com o professor Marcos Bernardes de Mello. No dia 23, a partir das 12 horas, os calouros conhecem a APAE de Ribeirão Preto e nos dias 25 e 26, a partir das 14 horas, eles participam de festa e sarau com os alunos da APAE.

Já na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP), as boas-vindas incluem apresentação da Unidade, do Núcleo de Empreendedores. No dia 25, a partir das 14 horas, o Bixo Folia vai integrar calouros e veteranos com arrecadação de alimentos que serão doados a uma instituição da cidade.

FORP e Farmácia

A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) promove a campanha educativa Ação dos Calouros da FORP na Sociedade. A iniciativa terá arrecadação de alimentos no bairro Vila Tibério, no dia 26, a partir das 8h45. Com esses alimentos serão montadas cestas básicas e doadas ao Hospital de Retaguarda Francisco de Assis, no dia 27, às 8h30. Também haverá gincana entre calouros e seus padrinhos.

Os calouros da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) serão recepcionados com palestras, passeios para conhecer o campus, atividades de integração entre veteranos e alunos, como show de talentos, gincanas, além de visita monitorada ao Museu Casa de Portinari, em Brodowski, no dia 25, às 14 horas. A programação termina no dia 27, às 9 horas, quando os novatos plantarão uma árvore, símbolo da turma.

Enfermagem, Educação Física e Filô

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) preparou uma caminhada de conscientização a favor da saúde com o tema, “Eu já sou Enfermagem, eu sou USP Ribeirão”, no dia 24, a partir das 16 horas, no CEFER, oficinas temáticas, atividade sociocultural de integração entre os calouros, veteranos e idosos da instituição Casa do Vovô, no dia 25, a partir das 13h30.

Já os novos alunos do curso de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) podem se preparar para uma maratona de atividades: brincadeira de caça ao tesouro; palestras sobre doação de sangue, voluntariado e mercado de trabalho; visitas a instituições esportivas; parques e centros poliesportivos; integração com veteranos e entrega de alimentos e material esportivo a uma instituição esportiva carente, no dia 27, a partir das 9 horas.

Já na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) organizou atividade de integração, palestras e visitas monitoras nos departamentos da Unidade.