Professores da FCFRP lançam livro dedicado aos alimentos funcionais

A publicação aborda o surgimento dos alimentos funcionais, suas propriedades e benefícios para a saúde.

Da Agência USP de Notícias

Professores da USP em Ribeirão Preto lançaram uma publicação especialmente dedicada aos alimentos funcionais. O livro Atualidades em Ciências de Alimentos e Nutrição para Profissionais de Saúde, Varela Editora e Livraria Ltda., foi editado pelos professores Elaine Cristina Pereira De Martinis e Gustavo Henrique de Almeida Teixeira, ambos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP.

Com 14 capítulos, a obra trata dos alimentos funcionais desde o seu surgimento. Traz até um quadro com as alegações de propriedades funcionais e/ou de saúde permitidas pela ANVISA. As interações alimentos x medicamentos, a nutrição e o exercício físico, assim como a avaliação nutricional do adulto estão entre os temas abordados.

A Nutrigenômica e a Nutrigenética também ganharam destaque no livro. Segundo os organizadores, não é possível tratar de vida saudável sem mencionar os avanços na área de “Inocuidade de alimentos”. Por isso, eles incluíram na obra a toxicologia de alimentos, avaliação de risco microbiológico e garantia da qualidade em alimentos.

A obra conta com a participação de especialistas de renome nacional e internacional e é especialmente voltada para profissionais de saúde, mas também para atuantes em laboratórios, indústrias, na atenção farmacêutica, agências reguladoras, hospitais, escolas entre outros”. Para adquirir a obra, basta entrar em contato com a editora.

Mais informações: site www.varela.com.br

Scroll to top